
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitura e Samae assinaram ordem de início da extensão de rede de 6,1 Km nesta segunda-feira (1/12)
Dezembro começa com mais uma ótima notícia para o Interior de Caxias do Sul. O prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Samae, João Uez, assinaram na noite desta segunda-feira (1/12) a ordem de início da extensão de rede para atender à localidade de Mangueirinha, no distrito de Vila Oliva.
Serão implantados 6,1 quilômetros de tubulação na Estrada Municipal Guerino Francisquetti para levar água tratada do Sistema Marrecas a 40 famílias, em um investimento de R$ 797.321,46. A obra será executada pela Nort Brasil.
“Isso é uma briga histórica, o processo têm mais de quatro anos. Cada ano a crise da água é maior, é muito mais difícil. Mas a gente não desistiu, fomos em busca de uma solução. Hoje nós temos vertentes, mas qual é a qualidade dessa água?”, relatou Geraldo Rodrigues Bernardo, ao falar em nome da comunidade.
“Hoje dependemos de vertente. Em períodos de seca muitos moradores ficam sem água. Agora vamos ter água de qualidade”, reforçou o morador Romário Bernardo. O subprefeito de Vila Oliva, Ivaldecir Monteiro, testemunha: “um vizinho tinha de correr atrás da ajuda de outro”.
Durante o ato de assinatura, realizado no salão da comunidade de Mangueirinha, o diretor-presidente do Samae celebrou a aprovação pela Câmara de Vereadores do projeto Água Boa, que garante a implantação de redes de água no Interior sem custos para os moradores. “Desde julho deste ano, o Samae isentou moradores da zona rural do pagamento de despesas para receber esse benefício, corrigindo uma injustiça histórica. Com a lei, essa prática fica assegurada independente de governo”, afirmou João Uez.
O prefeito Adiló Didomenico destacou o compromisso de levar água à Zona Rural. Em Vila Oliva, durante o primeiro mandato, o Samae realizou uma das maiores obras de abastecimento no Interior: a construção da adutora de 13,3 quilômetros de extensão, em um investimento de quase R$10 milhões, que irá atender ao futuro Aeroporto da Serra Gaúcha e à população do distrito. “Nós estamos em uma região que é o futuro de Caxias. De uma coisa eu não tenho dúvida: ninguém implantou tanta rede de água no interior quanto a nossa gestão”.
Também participaram da solenidade os vereadores Sandra Bonetto e Sandro Fantinel; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Elizando Fiuza; o coordenador distrital, Elizeu Andreis; o representante da Nort Brasil, João Ramos; o subprefeito de Vila Oliva, Ivalderez Monteiro; o presidente da AMOB de Vila Oliva, Jefferson Côrtes; o presidente da Mangueirinha, Josenei Rodrigues; e o presidente da AMOB Rio Branco, Sérgio Scola.
Foto: Laura Piola