Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Unidade de Acolhimento Adulto em Caxias do Sul é reinaugurada com ampliação

Serviço oferecerá cuidados sequenciais de saúde para pessoas dependentes de álcool e drogas 

A Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi reinaugurada na tarde desta sexta-feira (28/11). O serviço foi instituído pela Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, e tem por objetivo oferecer cuidados contínuos de saúde para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas. O funcionamento será de 24 horas, em ambiente residencial e de caráter transitório. O tempo de permanência é de até seis meses.
A UAA é um dos pontos da Rede de Atenção Psicossocial Municipal e tem capacidade para atender até 15 usuários, acolhidos conforme definição da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de referência. Assim, será um projeto terapêutico singular e elaborado em conjunto com a participação do próprio usuário e das equipes da Unidade e do CAPS. Essa atenção prevê ações e intervenções relativas à saúde, trabalho, reinserção social e recuperação de vínculos familiares.
A Unidade funcionava desde 2014 em imóvel antigo, sem acessibilidade. Além disso, o serviço era exclusivamente masculino, mas se percebeu a crescente demanda por vagas femininas. Para acolher o público misto, a casa havia sido adaptada. O novo imóvel possibilita a distribuição de modo a garantir a privacidade de ambos, bem como o acesso a pessoas com problemas de mobilidade, além de dispor de um quarto para isolamento, em situações de saúde especiais.
O Prefeito Adiló Didomenico destacou que a inauguração reforça a intenção da Prefeitura de manter um ambiente mais digno e saudável às pessoas atendidas que buscam sua recuperação. E dirigiu-se aos usuários:
“Vocês estão numa área bem localizada e não podem ficar escondidos da sociedade, que é lugar de todos. Recair fazer parte da vida, é preciso erguer a cabeça para superar os momentos difíceis. Muito mais importante que a queda às vezes é a força de vontade de seguir, e podem ter certeza de que o Município fará o possível para que isso aconteça, com toda discrição, sigilo e cuidados que vocês precisam.”
Para o secretário da Saúde, Rafael Bueno, os investimentos ajudam a esses homens e mulheres a buscarem ajuda para a reinserção à vida normal, e esse novo espaço tem melhorias em diversos aspectos em relação ao lugar onde funcionava.
“Aqui há mais possibilidades e melhores condições de atendimento para todos. Essas questões relacionadas à saúde física e mental são temas fundamentais que vêm sendo tratadas pelo Município e pela Secretaria de Saúde, e apostaremos ainda em mais ações para ampliar essa atenção, visando a recuperação destes nossos munícipes e seus vínculos familiares. Garantir os direitos de vocês é uma das nossas prioridades”, destacou, ressaltando uma servidora da Saúde em especial, Denise Pelini, que inclusive localizou a casa onde estão abrigados e foi uma batalhadoras pelo projeto.
A coordenadora da Casa, Giovana Cauduro, pontuou a importância do serviço. “É uma alegria celebrar este momento tão significativo. A Unidade tem sido um dispositivo importante na Rede de Atenção Psicossocial, como espaço de cuidado em saúde, acolhimento e possibilidades de construção de novos projetos de vida. Aqui, os usuários em situação de extrema vulnerabilidade social, sofrimento psíquico e demandas importantes em saúde, encontram cuidado, escuta, construção de habilidades para a vida diária, reorganização do cotidiano, o fortalecimento, a retomada de vínculos familiares, a reinserção no mercado de trabalho e a garantia do tratamento de saúde”, enfatizou.
Giovana ainda agradeceu a todos envolvidos para que a mudança se tornasse possível, especialmente às equipes dos Caps, aos demais trabalhadores da rede e à equipe da UAA.
Também estiveram presentes na cerimônia a diretora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS, Marina Guerra e a diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Fundação de Assistência Social, Franciele Roso, e demais servidores e representantes de entidades.
Foto por Gisele Nozari

Deixe seu comentário:

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO