
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Foto:Alex Battistel
O Gigia Bandera destacou três empresários do setor e também premiou Projeto Inovador e Jovem Empreendedor
Em uma noite de reconhecimento e celebração, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS) entregou o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera àqueles empresários que se destacaram neste ano em excelência, inovação e impacto na comunidade. Receberam a homenagem nesta 31ª edição: Delmar Rugeri (da Rugeri Mec-Rul); Isabel Cristina de Almeida Rizzo (Galvânica Guarany) e Marcio Slomp (Comlink Equipamentos Eletrônicos).
Também houve premiação, pelo quarto ano consecutivo, em duas categorias. A de Projeto Inovador foi entregue aos sócios Andreus e Willian Teles Paz, da CarbonaTech Tecnologia e Indústria de Máquinas. O destaque é voltado a micro, pequenas e médias empresas que investem em cases de inovação relacionados a pessoas, serviços, produtos ou processos. E na categoria Jovem Empreendedor recebeu a homenagem o empresário Andrigo Perini, da Perini Soluções Industriais.
Os agraciados do Mérito ganharam o troféu Gigia Bandera, entregue pelo presidente do SIMECS, Ubiratã Rezler, e vice-presidentes. A premiação traz esculpido o rosto daquela que foi pioneira na indústria de Caxias do Sul e um marco para o empreendedorismo local, Luiza Carolina Zanrosso Eberbe, a Gigia. Imigrante italiana, ela lembra os 150 anos da imigração no RS e é também um símbolo de tradição e de futuro.
Para os agraciados nas categorias Projeto Inovador e Jovem Empreendedor o prêmio foi uma obra da artista plástica Elisa Zattera feita em aço inox e que traz uma leitura contemporânea da entidade e do setor. Eles receberam também uma vaga no Empretec (programa do Sebrae de formação de empreendedores), workshop sobre ferramentas do Lean Manufacturing, do Senai, e vouchers para uso de produtos e soluções do Sesi. A escolha dos vencedores nestas categorias ocorreu pelo quarto ano seguido, por uma banca avaliadora formada por representantes do Senai, Sesi, Sebrae e Instituto Hélice.
Homenagens e iniciativas do SIMECS
No evento de premiação, o presidente do SIMECS parabenizou os homenageados e falou sobre a importância e os projetos desenvolvidos pelo sindicato em apoio à competitividade do setor. “Ao olhar para trás, para os últimos três anos, vejo o quanto contribuímos para as indústrias e para as pessoas que delas participam”, disse. Rezler mencionou a criação dos núcleos regionais em Garibaldi, São Marcos e Veranópolis e a ampliação da representação em Brasília, bem como maior participação na Federação das Indústrias do RS (Fiergs).
O presidente, que concluirá em dezembro o mandato de três anos à frente da entidade, fez referência ainda a iniciativas pela descarbonização e a realização da primeira feira do SIMECS: a Electric Move, que na próxima edição (em 2027) se chamará ENOVA – Feira de Tecnologia, Mobilidade Sustentável e Eficiência Energética.
Rezler falou de um dos programas mais importantes do SIMECS, de formação de jovens para carreiras no setor: “A Escola do Amanhã nasceu em 2023 com o intuito de aproximar o jovem da indústria e que se tornou um grande projeto social, mostrando não apenas o caminho da indústria, mas o caminho de uma vida digna, de valorização do ser humano, de valores, de ética e moral.”
Participaram do 31º Mérito Metalúrgico representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul; deputados estaduais e federais; Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul; Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul e outras entidades e instituições da região. A premiação marcou também os 68 anos do Simecs, completados no dia 25 de novembro.
OS PREMIADOS DE 2025

“Receber a premiação máxima do segmento metalúrgico – premiação Gigia Bandera – ratifica nosso compromisso com o desenvolvimento social/econômico através do trabalho, empenho e dedicação de toda uma equipe. Manter e preservar o legado de uma empresa familiar, fundada com parcos recursos, muitas dificuldades e enormes desafios nos enche de muito orgulho e emoção, mas, acima de tudo, nos concede força para sempre continuar com muita garra, coragem e persistência, na busca constante pela excelência e superação.”
O empresário Delmar Rugeri iniciou a trajetória profissional seguindo os passos do pai, fundador da Rugeri MEC-RUL, e desde jovem atuou nas operações da empresa, adquirindo conhecimento técnico e experiência nos setores metalúrgico e agrícola. É bacharel em Administração e Economia e pós-graduado em Administração Financeira, contribuindo para o crescimento e consolidação da empresa, que, em setembro de 2026, completará 70 anos de história, marcando décadas de desenvolvimento, tecnologia e tradição. A empresa tem como atuação o setor agrícola.
ISABEL CRISTINA DE ALMEIDA RIZZO – GALVÂNICA GUARANY
“Recebo a premiação com profunda gratidão e emoção. O reconhecimento por uma entidade de tamanha relevância é motivo de grande orgulho e satisfação. Esta distinção não é apenas à minha pessoa ou a uma trajetória individual. É, na verdade, a celebração de uma caminhada coletiva, construída ao longo de décadas com apoio, confiança mútua e, acima de tudo, com o trabalho incansável de muitas mãos e mentes.”
É sócia-proprietária da empresa de 57 anos de história. Desde cedo, dos 12 aos 19 anos, no contraturno da escola, Isabel Rizzo acompanhava o pai na Galvânica. Passou por empresas como a Fras-Le; foi proprietária de empresa de personalizados durante 13 anos e também representante comercial do vestuário pronto e executiva da ACOMAC Caxias do Sul, associação que representa comerciantes de materiais de construção. É formada em Ciências Contábeis e nos últimos 20 anos, está à frente das áreas Comercial, Administrativa e Financeira da Galvânica, onde sempre atuou para torná-la referência em soluções para tratamento de superfícies para peças metálicas.
MARCIO SLOMP – COMLINK EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS
“Receber o Mérito Gigia Bandera é uma surpresa marcante. Nunca imaginei ser lembrado ao lado dos empresários que ergueram a indústria da Serra e, por consequência, nossas cidades — incluindo a própria Gigia, símbolo da coragem e do espírito empreendedor do povo caxiense. Tenho plena certeza de que quem merece esta homenagem é a ComLink e todas as pessoas que fazem parte da nossa história, incluindo aqueles que já passaram pela empresa e deixaram sua contribuição. Sem o esforço de cada um, eu não estaria aqui sendo lembrado. Neste momento em que meu nome aparece como homenageado, quero que todos os que apostaram e se dedicaram à ComLink — profissionais, clientes e fornecedores — compartilhem da minha alegria e gratidão. Também espero representar os muitos pequenos empresários que, com coragem, sacrifício e esforço diário, conduzem negócios com equipes de até 40 colaboradores e formam a base da economia e da força empreendedora de Caxias do Sul.”
É engenheiro eletricista e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor do SENAI Mecatrônica e da Universidade de Caxias do Sul durante uma década. Há 26 anos, fundou a empresa Comlink, de Caxias do Sul. Participa da comunidade de empresários His Way Work. A Comlink projeta e fabrica equipamentos eletrônicos e softwares para soluções integradas, atuando nos segmentos de implementos rodoviários, agrícolas, de mineração, construção, máquinas industriais e outros.
JOVEM EMPREENDEDOR
ANDRIGO PERINI – PERINI SOLUÇÕES INDUSTRIAIS
“Receber o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera como Jovem Empreendedor é especial porque representa o reconhecimento de uma jornada que construí com muito trabalho, erros, acertos e insistência. Ver todo o esforço ganhar destaque dá ainda mais motivação para continuar evoluindo e buscando resultados melhores para minha empresa e para quem caminha comigo.”
Diretor da empresa, começou cedo e construiu trajetória com aprendizado contínuo e vínculo ao setor metalúrgico. Ainda bem jovem, trabalhou ao lado do pai em uma serralheria familiar e em serviços de jardinagem. Em 2004, começou carreira como office-boy e auxiliar administrativo em transportadora. Três anos mais tarde, ingressou na indústria metalúrgica como montador de acabamento. Integrou o setor de métodos e processos da empresa e se graduou em Engenharia de Produção. Em 2012, assumiu o cargo de coordenador de qualidade e assistência e de coordenador de produção. Em 2014, tornou-se coordenador de métodos e processos, até 2017, consolidando experiência em gestão industrial, desenvolvimento de equipes e processos.
PROJETO INOVADOR:
CARBONATECH TECNOLOGIA E INDÚSTRIA DE MÁQUINAS, DOS SÓCIOS WILLIAN E ANDREUS TELES PAZ
“É uma honra e uma grande responsabilidade. Reforça o caminho que escolhemos: desenvolver máquinas de envase de latas e garrafas, com tecnologia, inovação e engenharia de alto nível, fazendo-nos referência em linhas de envase à indústria de bebidas. É como um selo de confiança no nosso trabalho com as tecnologias de fluxo laminar e Inteligência Artificial embarcada. Motiva a seguir inovando e contribuindo para a competitividade da indústria brasileira.” (Willian)
Willian e Andreus Teles Paz são engenheiros mecânicos e co-CEOs da empresa, que desenvolveu projeto de sistema de fluxo laminar com IA embarcada para envase de produtos carbonatados e não carbonatados. A tecnologia reduz ao mínimo o oxigênio dissolvido, entrega produtividade até três vezes superior e garante alta precisão por meio de sensor eletrônico acoplado à válvula de envase. A IA integrada faz autoajustes contínuos para assegurar segurança, repetibilidade e máxima eficiência, caracterizando a única máquina de envase do Brasil com inteligência artificial. Na empresa, Willian é também COO e conduz compras, enquanto Andreus também é CFO e lidera a equipe comercial. A CarbonaTech é referência em envase linear de latas e garrafas, com presença no mercado interno e exportações para a América do Sul e a Europa.
Sobre o SIMECS
Com 68 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne empresas que, juntas, respondem por 73 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional. A sua base reúne os seguintes municípios: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.