Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Caxias do Sul acaba de dar mais um passo importante rumo a uma gestão de resíduos mais eficiente e sustentável. A partir desta sexta-feira, 1º de agosto, passa a funcionar um novo Ecoponto do Caxias Lixo Zero junto ao, já existente, Ecoponto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS). No local, que fica junto à sede da Secretaria – Rua Dom José Baréa, 1501, bairro Exposição – poderão ser entregues resíduos de difícil reciclabilidade – que não são reciclados quando destinados à coleta seletiva convencional.
O novo Ecoponto do Caxias Lixo Zero na SEMMAS aceitará oito tipos de resíduos especiais, complementando os materiais já recebidos no local, como eletrônicos e resíduos volumosos. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Coletivo Caxias Lixo Zero e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, com o objetivo de facilitar o descarte correto para a população e garantir a destinação ambientalmente adequada de resíduos que frequentemente acabam em aterros ou descartados de forma incorreta.
Os resíduos aceitos no Ecoponto do Caxias Lixo Zero são: chapas de raio X, óleo de cozinha usado, cápsulas de café, BOPP (embalagens metalizadas/multicamadas), isopor, esponjas de cozinha, cartelas de medicamentos, embalagem plástica de padaria (tipo bolo) e embalagem plástica de ovos. Os itens devem ser entregues limpos e separados.
“Parcerias como esta são fundamentais para consolidar o objetivo Caxias Lixo Zero: educar, mobilizar e engajar a população na causa da sustentabilidade, provocando mudanças de hábitos, conscientização e gerando impacto ambiental positivo na cidade”, afirma Victoria Mello, bióloga e Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil.
Resíduos de difícil reciclabilidade são materiais que não são reaproveitados nos fluxos tradicionais da coleta seletiva. Isso pode acontecer por diversos motivos, como a mistura de materiais na composição, contaminação, tamanho e ausência de mercado na cadeia da reciclagem. Ao serem levados para os ecopontos corretos, esses resíduos podem seguir para programas de logística reversa, iniciativas de reciclagem especializadas ou projetos de reaproveitamento, evitando a sobrecarga dos aterros e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Ronaldo Boniatti, a novidade reforça o compromisso da gestão com a agenda ambiental: “A parceria com o Caxias Lixo Zero oportunizou ampliar ainda mais o impacto do Ecoponto da SEMMAS, aumentando o número de resíduos aceitos e provocando melhorias não só ambientais, mas também na relação da cidade com seus resíduos”.
Endereço: Rua Dom José Barea, 1501 – Bairro Exposição (junto à Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Divulgação Sabe Caxias: