Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
LucasParaizo@CreditoFernandoYoung
Oficina gratuita sobre processo criativo audiovisual é dia 27 na FSG
O roteirista Lucas Paraizo, um dos grandes nomes do audiovisual brasileiro da atualidade, estará em Caxias do Sul no próximo dia 27 de junho para uma oficina sobre o processo criativo audiovisual. A atividade gratuita será realizada das 19h às 22h, na Sala de Inovação do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, integrando a série de ações promovidas pelo Ecossistema de Montanha. O encontro é destinado a todos os profissionais audiovisuais que dialoguem com o processo criativo e seus desdobramentos.
Lucas Paraizo é roteirista e criador das séries “Os Outros” e “Sob Pressão”, exibidas pelo Globoplay e Rede Globo. Escreveu filmes como “Gabriel e a Montanha”, “Aos Teus Olhos”, “Domingo”, “Divino Amor” e “Divinas Divas”, entre outros. Ele também é autor do livro “Palavra de Roteirista” e professor de roteiro na PUC-Rio, ESCAC (Barcelona) e EICTV (Cuba), onde se formou. Em 2018 foi eleito “Roteirista do Ano” pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas, destacando-se como um dos principais roteiristas da indústria audiovisual brasileira.
A partir de sua formação e experiência, em Caxias ele coordena o encontro cujo objetivo é traçar um panorama dos mecanismos de criação de um roteiro audiovisual, da ideia à filmagem. Durante de três horas, a ideia é discutir os fundamentos e premissas dramatúrgicas de uma boa história, alinhando criatividade e técnica na escrita criativa. Serão exibidos exemplos que ilustrem o processo criativo de um roteirista, abrangendo suas diferentes etapas.
O Ecossistema da Montanha começou suas atividades em dezembro de 2024 e busca promover a integração de profissionais locais e nacionais em campos estratégicos do setor audiovisual, como distribuição, produção executiva e roteiro. Além de produtoras coligadas à proposta, o Ecossistema da Montanha é aberto à participação da comunidade, com a inclusão de todos atores e públicos da economia criativa regional: negros, indígenas, LGBTQ+, ciganos e pessoas com deficiência.
Desenvolvido com recursos da Lei Paulo Gustavo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto é realizado pela DH Projetos e Produções, com apoio do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e participação da distribuidora Olhar Filmes.
Inscrições para a oficina: www.cinemontanha.com.br
Divulgação Sabe Caxias: