Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As crianças vêm se tornando um mercado valioso para as marcas de cosméticos, bastante instigado pelas redes sociais. Ofertas de produtos com embalagens coloridas e colecionáveis bombardeiam o público infantojuvenil. Porém, nem sempre eles são apropriados. Mais sensível, a pele infantil (pelo menos até os 12 anos de idade) ainda não apresenta glândulas sebáceas em atividade, o que a deixa sem a camada protetora e suscetível a irritações devidas a produtos químicos presentes nesses produtos.
Muitos cosméticos e maquiagens apresentam na sua composição os disruptores endócrinos, ou seja, substâncias químicas que interferem na ação dos hormônios naturais do corpo, podendo acarretar puberdade precoce e até dificuldade de crescimento, como por exemplo bisfenol A, ftalatos, parabenos, triclosan e fragrâncias.
Outro aspecto importante é o psicológico, pois o uso excessivo de cosméticos e maquiagens pode adiantar o amadurecimento (adultização) e a busca por uma pele irreal. Muitas pacientes, mães de meninas, levam suas filhas à clínica para obter orientação a respeito do skincare adequado a essa faixa etária. Costumo abordar o lado positivo, referente ao autocuidado e à autoestima. Criar hábitos nesse sentido pode ser benéfico desde que os produtos se mostrem adequados. Por isso, a dica é reduzir ao máximo o uso de maquiagens, já que elas contêm pigmentos, corantes e outras substâncias químicas, e isso inclui os esmaltes.
Mas, quando simplesmente se proíbe o uso, instiga-se a vontade de experimentar. A ideia, então, é oferecer opções de linhas para peles sensíveis, hidratantes neutros e completamente livres de ativos antirrugas e ácidos. O foco é em uma rotina com higienização, hidratação e proteção solar.
Atenção aos componentes! Como ativos permitidos citamos: glicerina, alfabisabolol, pantenol, filtros solares (minerais, melhor ainda), ceramidas, óleos hidratantes (com ressalvas, pois podem causar acne), extrato de aveia e esqualeno. Quanto aos não permitidos: peptídeos, vitamina C, ácidos (exceto hialurônico, que é hidratante), retinol, exossomos e PDRN.
Divulgação Sabe Caxias: