Roger Mello e Volnei Canônica / Foto Marina Rech
Com participações em eventos no Ceará, Colômbia e Estados Unidos, e com Roger Mello indicado ao Prêmio ALMA 2026, o Quindim reforça presença global na formação de leitores e na valorização da infância
O Instituto de Leitura Quindim consolida, nos próximos dias, sua relevância no debate internacional sobre leitura, literatura e infância com participações de destaque em três grandes eventos no Brasil, na Colômbia e nos Estados Unidos. O Quindim, referência em mediação de leitura e formação de leitores, reafirma assim sua missão de promover o acesso democrático à literatura de qualidade e valorizar o protagonismo das crianças no universo dos livros.
Ceará: Biblioteca como território das infâncias
Nos dias 22 e 23 de outubro, o II Seminário Infâncias Leitoras, promovido pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), terá a presença do presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, entre os principais convidados. Na quarta-feira (22), às 15h30, Volnei ministra a palestra “A biblioteca infantil como território de crianças: o que aprendemos com isso?”, com mediação de Edneia Quinto (Tutti). A reflexão propõe enxergar a biblioteca infantil como um espaço acolhedor, onde leitura, imaginação e brincadeira se entrelaçam, valorizando o afeto e o protagonismo das crianças.
O evento reúne nomes expressivos como Tino Freitas, Brenda Guedes, Simone Barreto, Dauana Vale, Almir Mota e Argentina Castro, entre outros, sob o tema “Ler e brincar sem separar”.
Colômbia: homenagem à escritora Marina Colasanti
De 27 a 30 de outubro, o Quindim estará representado na 19ª edição do Festival del Libro para Niños y Jóvenes, em Bogotá, um dos mais importantes encontros latino-americanos dedicados à literatura infantil e juvenil.
Volnei Canônica participa do Seminário do Livro Infantil e Juvenil, contribuindo com o painel em homenagem à obra da escritora e tradutora brasileira Marina Colasanti.
Estados Unidos: conferência internacional da IBBY e o reconhecimento de Roger Mello
De 7 a 9 de novembro de 2025, o vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim, o premiado ilustrador e escritor Roger Mello, participará da Conferência Regional da IBBY (USBBY), em Boston (EUA).
Roger, criador da identidade visual da conferência, será um dos palestrantes principais do encontro, que reunirá especialistas de todo o mundo para discutir diversidade, liberdade intelectual e a força da narrativa visual.
Além dessa participação, Roger Mello celebra um novo marco em sua trajetória: foi indicado ao Astrid Lindgren Memorial Award 2026 (Prêmio ALMA), uma das mais prestigiadas premiações da literatura infantil e juvenil mundial.
Indicado pelo IBBY Latinoamérica e Caribe, Roger – vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen e vice-presidente do Instituto Quindim – é reconhecido internacionalmente por sua contribuição artística e poética à literatura infantil. Essa é sua 13ª indicação consecutiva ao prêmio, que reúne neste ano 263 candidatos de 74 países, incluindo 78 novos nomes. O vencedor será anunciado em 14 de abril de 2026. Outra brasileira entre os indicados é a escritora Vanessa Ratton, expoente da literatura indígena contemporânea.