Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cinema de Verão festeja a produção brasileira

12ª edição vai de 26 de janeiro a 08 de fevereiro com 16 títulos que serão exibidos gratuitamente ao ar livre em diferentes locais de Caxias do Sul

Com as recentes premiações de Wagner Moura e “O Agente Secreto” no Globo de Ouro, o cinema brasileiro vai bem, obrigado! É para festejar esta faceta da cultura brasileira que vem aí mais uma edição do Cinema de Verão. Clássicos da cinematografia brasileira, novas produções, títulos que mostram questões e personagens da cultura urbana, filmes gaúchos e tramas que provocam reflexões sobre dilemas humanos. É diversa e atrativa a seleção dos 16 filmes que estão na 12ª edição do projeto. A programação vai de 26 de janeiro a 08 de fevereiro, com exibições ao ar livre e gratuitas nas Pra& ccedil;as Dante Alighieri, Ana Rech, Galópolis e Forqueta, no Largo da Igreja de São Pelegrino e no estacionamento da Prefeitura, além de sessões na Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo e no Teatro do Sesc.

Nesta edição do Cinema de Verão, a curadoria do produtor cultural e cineasta Robinson Cabral, da Varsóvia Educação e Cultura, propõe um “viva o cinema brasileiro”, organizando uma seleção que contempla o delicado e divertido “Pacarrete”, estrelado por Marcélia Cartaxo, que também é destaque na versão para a sétima arte do antológico “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Os dois filmes consagraram a atuação da atriz em diferentes festivais: em 2019, o filme deu a ela o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado, de onde também saiu com os Kikitos de Melhor Filme (Júri e Popu lar) e Melhor Direção (Allan Deberton).  Já com “A Hora da Estrela”, Marcélia ganhou o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, em 1986.

Na Praça Dante Alighieri, o púbico poderá se divertir com as aventuras de três figuras emblemáticas do cinema nacional: Mazzaropi, Oscarito e Grande Otelo. Outro título festejado e premiado é “O Último Azul”, que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlin do ano passado. Títulos mais populares como “Deus é Brasileiro” e “2 Filhos de Francisco” também estão na seleção e serão exibidos nas praças de Ana Rech, Galópolis e Forqueta.

A ideia da produção foi segmentar as atrações em lugares e espaços da cidade, pensando no interesse do público. Neste ano, a novidade nos locais de exibição inclui o Teatro do Sesc, onde serão exibidos filmes da mostra Panorama Brasil, e a Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo, que recebe dois títulos ligados à literatura brasileira – o já citado “A Hora da Estrela” e “Clube dos Anjos”, que é baseado no livro de Luis Fernando Verissimo.

Nos filmes do Largo da Igreja de São Pelegrino, a temática e o protagonismo dos idosos pauta a escolha de “Pacarrete” e “O Último Azul”. O cinema gaúcho ganha espaço com a seleção de “Saneamento Básico”, protagonizado por Fernanda Torres e Wagner Moura, que foi filmado aqui na Serra Gaúcha, e “Filme do Bom Fim”, que mostra histórias e personagens de um dos bairros mais boêmios de Porto Alegre.

Já o estacionamento da Prefeitura recebe o filme sobre o Bonfim, mais “Lisbela e o Prisioneiro” e “Nada Será Como Antes: A Música do Clube da Esquina”, sobre o histórico grupo mineiro que mudou o panorama da MPB (confira a programação completa abaixo).

Como faz desde a sua primeira edição, o Cinema de Verão tem como propósito contribuir na formação de público para cinema, na democratização de acesso à cultura, na ocupação do espaço público com arte e na criação de novos espaços de convivência social. A descentralização da cultura, com exibições em diferentes bairros da cidade, também está entre os objetivos do projeto.

O Cinema de Verão é feito com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. A realização é da VARSÓVIA Educação e Cultura, com correalização do SESC Caxias do Sul. O apoio cultural é da Randoncorp, Racon Consórcios, Fundação Marcopolo e Banco Moneo.

Divulgação Sabe Caxias:

PROGRAMAÇÃO CINEMA DE VERÃO – 12ª EDIÇÃO – 2026

Primeira Semana:
26/01 – SEG – 20h – Praça Dante Alighieri: MAZZAROPI – SAI DA FRENTE
27/01 – TER – 20h – Praça de Ana Rech: DEUS É BRASILEIRO
27/01 – TER – 20h – Teatro do Sesc: HIP HOP CABOCLO
28/01 – QUA – 20h – Praça de Galópolis: DOIS FILHOS DE FRANCISCO
28/01 – QUA – 20h – Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo: A HORA DA ESTRELA
29/01 – QUI – 20h – Praça de Forqueta: DEUS É BRASILEIRO
29/01 – QUI – 20h – Teatro do Sesc: O DESERTO DE AKIN
30/01 – SEX – 20h – Largo da Igreja de São Pelegrino: O ÚLTIMO AZUL
31/01 – SAB – 20h – Estacionamento da Prefeitura: FILME SOBRE UM BOM FIM
01/02 – DOM – 20h – Estacionamento da Prefeitura: SANEAMENTO BÁSICO, O FILME
Segunda Semana:
02/02 – SEG – 20h – Praça Dante Alighieri: AVISO AOS NAVEGANTES – OSCARITO E GRANDE OTELO
03/02 – TER – 20h – Praça de Ana Rech: DOIS FILHOS DE FRANCISCO
03/02 – TER – 20h – Teatro do Sesc: FILHAS DA NOITE
04/02 – QUA – 20h – Praça de Galópolis: DEUS É BRASILEIRO
04/02 – QUA – 20h – Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo: O CLUBE DOS ANJOS
05/02 – QUI – 20h – Praça de Forqueta: DOIS FILHOS DE FRANCISCO
05/02 – QUI – 20h – Teatro do Sesc: ENIGMAS NO ROLÊ
06/02 – SEX – 20h – Largo da Igreja de São Pelegrino: PACARRETE
07/02 – SAB – 20h – Estacionamento da Prefeitura: LISBELA E O PRISIONEIRO
08/02 – DOM – 20h – Estacionamento da Prefeitura: NADA SERÁ COMO ANTES: A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA

SINOPSES DOS FILMES
Sai da Frente (Mazzaropi)
Isidoro é um motorista de caminhão azarado que viaja de São Paulo a Santos para fazer uma mudança. No caminho, ele se envolve em diversas confusões cômicas com seu cachorro Coronel e acaba voltando para casa transportando animais de circo.
Deus é Brasileiro
Cansado dos erros humanos, Deus decide tirar férias e viaja ao Brasil para encontrar um substituto. Com a ajuda do pescador malandro Taoca, Ele percorre o país em busca de alguém capaz de assumir Suas obrigações.
2 Filhos de Francisco
Baseado na história real da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. Mostra os esforços de Francisco, um homem humilde do interior de Goiás, para transformar seus filhos em estrelas da música.
A Hora da Estrela
Adaptação da obra de Clarice Lispector. Conta a história de Macabéa, uma datilógrafa nordestina órfã e alienada que vive no Rio de Janeiro e enfrenta a solidão e as dificuldades da vida urbana enquanto sonha com a felicidade.
Saneamento Básico, O Filme
Moradores de uma pequena vila na Serra Gaúcha precisam de uma fossa, mas a prefeitura só tem verba disponível para a produção de um vídeo. Eles decidem, então, usar o dinheiro para fazer um filme de “ficção científica” e usar o que sobrar para a obra.
Aviso aos Navegantes
Uma chanchada clássica onde uma companhia teatral retorna de Buenos Aires em um navio. Entre números musicais, ocorrem confusões românticas e a tentativa de capturar um espião internacional a bordo.
Clube dos Anjos
Baseado no livro de Luis Fernando Verissimo. Um grupo de velhos amigos se reúne para banquetes luxuosos preparados por um chef misterioso. No entanto, após cada jantar, um dos membros do grupo morre, criando um dilema entre a gula e o instinto de sobrevivência.
Pacarrete
Pacarrete é uma bailarina idosa e rígida que vive em Russas, no Ceará. Ela sonha em se apresentar na festa de 200 anos da cidade, mas enfrenta a indiferença da população e das autoridades que consideram sua arte ultrapassada.
Lisbela e o Prisioneiro
Lisbela é uma jovem fã de cinema que sonha com as aventuras de Hollywood. Ela se apaixona por Leléu, um malandro e conquistador que está fugindo de um matador por causa de suas trapaças amorosas.
Hip Hop Caboclo
Um registro que explora a conexão entre a cultura hip hop e as raízes tradicionais brasileiras (como o repente e o maracatu), mostrando como a arte urbana se funde com os elementos do interior do Norte e Nordeste.
O Deserto de Akin
Acompanha Akin, um médico cubano no Brasil que, após o fim do programa de cooperação entre os países em 2018, se vê dividido entre retornar para sua terra natal ou permanecer no país onde construiu laços.
O Último Azul
Uma produção sensível que aborda a relação entre o homem e a natureza, focando em questões ambientais ou vivências de personagens em paisagens contemplativas, frequentemente associadas a reflexões sobre liberdade e o tempo.
Filme sobre um Bom Fim
Resgata a história do bairro Bom Fim, em Porto Alegre, que foi o epicentro da efervescência cultural e política da cidade nos anos 70 e 80, reunindo músicos, cineastas e a boemia local.
Filhas da Noite
Integrando a mostra Panorama Brasil, o documentário dá voz a figuras lendárias da noite de Recife, revisitando memórias e a importância dessas mulheres na cena cultural e social da cidade.
Enigmas no Rolê
Também da mostra Panorama Brasil, o filme mergulha na cultura jovem e urbana, investigando os desafios e a identidade dos “rolês” e como eles ocupam o espaço das grandes cidades.
Nada Será Como Antes
Documentário sobre a criação do álbum “Clube da Esquina”. Traz depoimentos de Milton Nascimento, Lô Borges e outros artistas mineiros, detalhando a amizade e a genialidade musical que gerou uma das maiores obras da MPB.

Deixe seu comentário:

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO