Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Excesso de chuva amplia monitoramento de barragens por equipes técnicas do Samae

Em 29 horas choveu mais de 130mm em Caxias do Sul, sendo que a média histórica para todo o mês de junho é de 144mm. Não há motivo para preocupação da população
Em 29 horas, choveu em Caxias do Sul 130,6mm, segundo levantamento apurado junto ao pluviômetro instalado junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), no bairro Lourdes. O levantamento levou em consideração a precipitação entre as 8h de terça-feira (17/06) e as 13h desta quarta-feira (18/06). A média histórica para junho no município é de 144mm. Ou seja, choveu 90% do previsto para todo mês.
Mesmo com o excesso de chuva, o diretor-presidente do Samae, João Uez, ressalta à população que não há motivo para pânico, tendo em vista que o monitoramento das barragens caxienses é feito de forma constante pelas equipes técnicas. No início da tarde desta quarta, o Complexo Dal Bó (composto pelas barragens São Miguel, São Pedro e São Paulo) atingiu 90,5% da capacidade. Por precaução, complementa Uez, a comporta da represa São Miguel foi aberta em 35%, volume que deságua no Arroio Tega e, posteriormente, chega ao Rio das Antas.
Dessa forma, o nível da São Miguel está mantido em 90cm abaixo do topo do muro de contenção. “O monitoramento foi ampliado desde a madrugada desta quarta-feira e a comporta foi sendo aberta aos poucos para dar vazão à água da chuva acumulada, de forma preventiva”, explica o diretor-presidente. Todas as represas de Caxias do Sul têm Plano de Segurança das Barragens.
Relembre
No dia 2 de maio de 2024 foi emitido um alerta de risco de transbordamento da represa São Miguel devido ao excesso de chuva registrado na época. Se a água ultrapassasse o muro de contenção, além de alagar ruas do bairro Fátima, poderia desestabilizar o terreno e afetar o barramento como um todo. Na época, a comporta foi aberta totalmente (100%). As análises posteriores à enchente feitas pelo Samae demonstraram que a operação do complexo é segura, pois não houve danos à estrutura.
Defesa Civil
A Defesa Civil Municipal informa que, devido ao excesso de chuva nas últimas horas, as áreas mais preocupantes são Galópolis; Vila São Pedro, em Vila Cristina; e parte do bairro Reolon, as quais seguem sendo monitoradas.
Foto: Laura Piola/Samae

Deixe seu comentário:

Segue lá

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO