Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A pele pode revelar, mas cabe a nós ouvir Grasiela Monteiro – Médica Dermatologista

Grasiela Monteiro – Foto Leandro Araújo

Recentemente, a modelo e apresentadora Mariana Weickert revelou em suas redes sociais que recebeu um diagnóstico de câncer de pele. O tipo de câncer de Mariana, o carcinoma basocelular (CBC), é uma enfermidade menos agressiva, mas exige tratamento adequado e poderia ter sido evitada, segundo a própria modelo. A pauta não poderia estar mais em tempo, já que dezembro é o mês de conscientização, prevenção e detecção do câncer de pele, configurando a campanha Dezembro Laranja.

Quando uma pessoa influente relata tamanha revelação, a reação da audiência é o pânico. Mas, em meio ao temor, é necessário levarmos isso como aprendizado para que o cuidado preventivo esteja mais presente. A correria do dia-a-dia e o cansaço são fatores que fazem com que a vida seja levada no automático, e isso é um perigo iminente. Quando foi a última vez que você analisou suas pintas e manchas na pele? Quando a tocou para ver se não havia nenhuma alteração? Quando investiu em produtos de qualidade para cuidar desse órgão precioso?

Como dermatologista, não critico as vítimas da pressa cotidiana, mas venho aconselhar quem quer mudar essa realidade. O básico é o principal aliado: uso diário de protetor solar. A regra das nove colheres de chá (5ml cada) de protetor, espalhadas em diversas regiões do corpo, auxilia na aplicação correta. Uma colher no rosto, orelhas e pescoço; uma colher na parte da frente do tronco e outra atrás; uma colher no braço direito e outra no braço esquerdo; duas colheres na perna direita (na frente e atrás) e duas na esquerda. O ideal é reaplicar a cada 2h ou todas as vezes que se molhar, tanto na piscina, mar, ou por suor excessivo. O uso de óculos de sol, chapéus com abas largas e roupas com proteção UVA, além de evitar exposição ao sol das 10h às 16h, também colaboram com o principal objetivo, que é prevenir a incidência solar excessiva. E, claro, é essencial fazer acompanhamento regular com dermatologistas, uma vez que eles veem o que os pacientes deixam passar e podem indicar cuidados personalizados.

Neste Dezembro Laranja, devemos relembrar que a saúde não respeita nossos automatismos corriqueiros, ela requer atenção. Adotemos uma meta: não deixar para nos preocupar somente quando a calamidade já estiver visível a olho nu.

Deixe seu comentário:

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO