Vivi Costa lança coleção sobre educação financeira
Coleção voltada para o público infantojuvenil promete divertir e engajar os leitores
Será no dia 7 de dezembro que a escritora Vivi Costa, junto com os ilustradores Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, fará o lançamento da Coleção Pé-de-Meia, composta por três volumes que encantam pela qualidade do texto, das ilustrações e da forma descontraída como se vincula com o público.
Fruto de muito estudo e pesquisa há pelo menos três anos, esta coleção é um dos produtos do novo projeto literário que chega à Serra Gaúcha: “PÉ-DE-MEIA: ECONOMIA QUE SE APRENDE CRIANDO”. O público alvo da coleção e das demais ações do projeto são os pré-adolescentes, de 11 a 14 anos.
O lançamento será no Centro de Cultura Ordovás, a partir das 16h, com sessão de autógrafos da autora Vivi Costa, atividades musicais com Gio e Doug, que também assinam as ilustrações, acústico com Cibele Tedesco e bate-papo com mediação da jornalista Adriana Antunes.
A narrativa combina descobertas e aventuras dos personagens, orienta sobre o que é necessidade e o que é vontade no trato com o dinheiro e ajuda a refletir sobre o que o dinheiro pode comprar e o que dinheiro nenhum compra. Fundamenta-se essencialmente, no entendimento de como funciona o mundo que os adultos criaram para organizar as finanças, ter orçamento e viver em sociedade, deixando claro que não só de matemática se faz a educação financeira. As ilustrações interagem com o leitor e complementam as histórias de maneira divertida.
“Com a coleção vamos conversar com o público infantojuvenil, a partir de conceitos abordados em linguagem próxima ao universo pré-adolescente, fase em que se recomenda estimular a autonomia com o uso do dinheiro”, pontua Vivi Costa. A autora é especialista em Educação (UCS/RS), Políticas Públicas (UnB) e Literatura Infantil e Juvenil (UCAM/RJ). Atuou como professora alfabetizadora da rede pública de educação e como docente em cursos de pós-graduação no município de Caxias do Sul/RS por 30 anos. Possui 9 livros infantis publicados.
Projeto Pé-de-meia
O projeto “PÉ-DE-MEIA: ECONOMIA QUE SE APRENDE CRIANDO” combina produção artística com educação financeira através do lançamento de livros e oficinas de criatividade dirigidas a professores, educadores e alunos.
Ele é integrante do Livro que te quero ao Vivo, e ocorre por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – com patrocínio das empresas Rands, PerfilComp, Tercnofrio, Hyva, Pisani, Espumatec e Akeo. É realizado pela LFC Cultural e pelo Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução.
A criação do projeto se deu a partir da observação de que muito material vem sendo desenvolvido para atender à demanda da educação financeira, mas geralmente estão focados na primeira infância e adolescência, sendo raros os materiais dedicados à pré-adolescência, quando os jovens começam a ter mais contato com o dinheiro, querer comprar bens materiais, ganhar e gestar sua mesada.
“Com o projeto Pé-de-meia, a gente apresenta conceitos do universo financeiro e com as oficinas estimulamos a criatividade, incentivamos a leitura e impulsionamos o desenvolvimento dos alunos para uma série de habilidades, tais como música, ilustração, trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas”, explica Luana Folchini, coordenadora do projeto.
No início do ano letivo de 2025 serão distribuídas 600 coleções (1800 livros) entre alunos, professoras e bibliotecas das escolas/entidades beneficiadas pelo projeto. Após trabalharem os conceitos sobre a educação financeira através dos livros da Coleção Pé-de-meia, os alunos participam de oficinas de música e ilustração.
As produções artísticas e musicais resultantes das oficinas serão reunidas em arquivo audiovisual que ficará disponível e acessível para toda a comunidade no portal e redes sociais do projeto www.livroaovivo.com.br/pedemeia @pedemeia.projeto
Acessibilidade
Os livros possuem QRcode que direciona para os livros audiodescritos. Também vão ter versão em Braile, destinadas ao INAV e à APADEV.
O projeto contará com interprete de libras em todas as oficinas em que este recurso seja necessário para a acessibilidade comunicacional e os vídeos das apresentações terão uma introdução audiodescrita e legendas.
Coleção Pé-de-meia – sinopse
Léo e Lana são irmãos gêmeos que, com a chegada à adolescência, percebem que precisam de dinheiro para quase tudo. Determinados a desvendar como funciona o mundo que os adultos inventaram, principalmente no que diz respeito ao dinheiro, passam a investigar como as pessoas conseguem ter dinheiro e como definem onde usar o dinheiro.
Através de uma linguagem lúdica, os leitores são conduzidos por histórias que provocam descobertas, estimulam a criatividade e a imaginação. Com os personagens Léo e Lana vão aprender divertidamente sobre a história do dinheiro, conceitos do mundo financeiro e estratégias saudáveis para usar o dinheiro, planejar e realizar vontades e sonhos.
O projeto gráfico também foi pensado para atrair o interesse dos leitores para a obra. Tem como inspiração estética obras já consagradas com o público infanto-juvenil, como a Revista Recreio, a coleção “Diário de um Banana” e a produção portuguesa “O Estranhão”. As ilustrações e a identidade visual dos livros e do projeto são assinadas por Gio&Doug, formados em Educação Artística, desenhistas, fotógrafos, escultores e pesquisadores.
SERVIÇO
LANÇAMENTO DA COLEÇÃO PÉ-DE-MEIA
Autora: Vivi Costa
Dia: 07 de dezembro, a partir das 16h, no Centro de Cultura Ordovás
Entrada Franca
Valor promocional de lançamento da coleção: R$ 40,00
Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Patrocínio: Rands, PerfilComp, Tercnofrio, Hyva, Pisani, Espumatec e Akeo
Realização: Livro que te quero ao Vivo, LFC Cultural, Governo Federal – União e Reconstrução
FICHA TÉCNICA
Textos: Vivi Costa
Projeto gráfico e ilustrações Gio e Doug
Coordenação Editorial e Produção cultural: Luana Folchini
Produção musical: Cibele Tedesco
Produção de vídeo: Foco Produções
Audiodescrição: Imaginativa Acessibilidade
www.livroaovivo.com.br/pedemeia
@pedemeia.projeto
Fotografia: crédito Marina Rech
Divulgação Sabe Caxias: