Programação do 4º Caxias Soul Duetos continua
Ações de capacitação gratuitas serão realizadas nos dias 26, 27 e 28 de novembro
Dando continuidade à edição de 2024 do Caxias Soul Duetos, nas próximas atividades será realizada a palestra “Direito e cultura na sociedade da complexidade”, com o advogado e pesquisador Mousés Stumpf na terça-feira, dia 26 de novembro, às 20h, no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Stumpf falará sobre a dimensão comunicativa, plural e diversa da cultura, enquanto direito fundamental e princípio de liberdade. Também abordará culturalismo jurídico e relação institucional junto a órgãos públicos e políticas culturais, entre outros assuntos.
Após, na quarta-feira, dia 27 de novembro, às 20h, também na FSG, será promovida a palestra com Ilton Carangacci, que atua na área de agenciamento de carreiras artísticas e produção de eventos. Ele trará soluções para autogestão de artistas independentes e orientações aos interessados em ingressar na atividade de empresários e produtores no setor do show business.
Encerrando a primeira fase da programação de capacitação, haverá um workshop com Zé Natálio, produtor musical e baixista da banda Papas da Língua, na quinta-feira, dia 28 de novembro, às 19h30, na Escola de Música da UCS. Tendo experiência em projetos com nomes como Nei Lisboa, Bebeto Alves e Itamar Assumpção, entre outros, Natálio irá explanar e comentar experiências importantes sobre funções e fundamentos do contrabaixo, citando grooves, timbragem, punch e definição do instrumento.
Até o momento, foram realizadas ações como oficina de iluminação cênica com o designer Osvaldo Perrenoud, peça teatral com Odelta Simonetti e Nelson Haas, workshop de guitarra com Sasha Z e Márcio Petracco, e palestra com o produtor musical e executivo Sandro Roncatto e o produtor cultural Cristiano Storniolo.
O projeto terá uma segunda fase no verão de 2025, com outras atividades gratuitas abertas ao público. Entre elas, o visagista, produtor e diretor criativo Pepe Pessoa falando sobre o tema “Identidade visual: do figurino ao cenário”, oficinas de produção musical em home studio, com Bruno da Silva Borges, e de capacitação com DJ Chernobyl e Fred Endres, guitarrista da Comunidade Nin-Jitsu.
Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulários nos links disponibilizados abaixo:
Dia 26.11: Palestra com Mousés Stumpf, às 19h30h, na FSG (Sala 240)
Dia 27.11: Palestra com Ilton Caranggacci, às 19h30h, na FSG (Sala 240)
Dia 28.11: Workshop com Zé Natálio, às 19h30, na Escola de Música da UCS
CONFIRA MAIS FOTOS DOS PALESTRANTES
Locais:
Centro Universitário FSG: Rua Marechal Floriano, 1.229, Centro
Escola de Música da UCS: Rua Ernesto Graziotin (Bloco 24 do Campus-Sede), Bairro Presidente Vargas
4º Caxias Soul Duetos
Criado em 2014, com edições também em 2015 e 2017, o projeto busca apresentar a renovação do circuito musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de novas plateias e da promoção de parcerias entre músicos locais e nacionais. O “Soul” do título remete ao encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.
A edição de 2024 teve novidades. Entre as ações já realizadas em outubro, estão uma oficina de iluminação cênica, com o designer Osvaldo Perrenoud, que reuniu cerca de 50 pessoas em duas turmas com lotação esgotada. Outra foi uma apresentação teatral que juntou os trabalhos da atriz Odelta Simonetti, com sua palhaça Rarley Davidson, e do bonequeiro Nelson Haas, que criou especialmente para a ocasião o “Soul Bonecos da Montanha”, com esquetes utilizando diversas técnicas de manipulação e variados estilos musicais. Os artistas entrelaçaram suas habilidades e talentos, proporcionando um momento singular de diálogo entre eles.
O idealizador do Caxias Soul Duetos, Jorge de Jesus, esse modelo de circuito musical promove a divulgação da expressão artística local, com a curadoria sempre atenta a novidades e sugestões atrativas para as parcerias nos duetos. “A ideia é oferecer uma agenda diversificada, variada e inédita, com atrações especiais. Repaginamos o evento para ampliar, consolidar e aprimorar o diálogo entre diferentes áreas culturais, gerando trabalho e renda para a classe artística, além de proporcionar experiências estéticas e artísticas”, afirma. Para ele, isso possibilita o surgimento de impacto econômico positivo na cadeia cultural, atingindo um grande número de profissionais e colaboradores.
O Caxias Soul Duetos é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, com financiamento do Pró-Cultura RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Cultura e Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura. O Apoio Cultural é da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e Fecomércio RS – SESC. Realização: Volume Um Produtora.
No Instagram: @caxiassoulduetosoficial
Divulgação Sabe Caxias: