Frente Parlamentar participa de encontro com rede de ensino e familiares de autistas

Vereadora Tatiane Frizzo representou o grupo de vereadores

Neste último sábado (06/08), a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, representada pela presidente, vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, participou do encontro “Movimento Transformar – Partindo da Escuta e Acolhimento”. A reunião, que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Castelo Branco, no bairro Nossa Senhora de Fátima, contou com a vice-prefeita, Paula Ioris, secretária da Educação, Sandra Negrini, e cerca de 50 pessoas, entre profissionais da rede municipal de ensino e familiares de autistas.

O encontro teve o objetivo de ouvir e identificar as principais necessidades e dificuldades das famílias e entender de que forma é possível qualificar a prestação do serviço educacional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na oportunidade, a vereadora destacou a importância do espaço de escuta e a troca de experiências com as famílias dos autistas. Tatiane Frizzo ainda pontuou as ações que a Frente Parlamentar está auxiliando na construção de projetos para pessoas com TEA.

“Estamos em tratativas e ajudando na elaboração, junto com a Prefeitura e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), da implantação de um centro interdisciplinar para autistas, com foco na promoção e qualidade de vida das pessoas com transtorno do espectro autista e seus familiares”, salientou a vereadora.

Atualmente, há 325 estudantes com TEA na rede municipal de ensino, sendo que na Educação Infantil, das 154 crianças sob Atendimento Educacional Especializado (AEE), 80 possuem TEA. Outros quatro encontros ocorrerão nos próximos sábados, em três bairros da cidade e um distrito.

Ainda no sábado, a presidente da Frente Parlamentar, a convite do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), participou da assembleia da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul. A vereadora ressaltou às lideranças comunitárias sobre os desafios e conquistas para os autistas.

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores: Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.

FOTOS: DOUGLAS BARRETO / DIVULGAÇÃO

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *