Campanha TEAbraça ganhará espaço nas UBS’s de Caxias do Sul

Iniciativa da Câmara Municipal incentiva a carteira dos autistas

FOTO: DOUGLAS BARRETO / DIVULGAÇÃO

A presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, Tatiane Frizzo/PSDB, entregou o material da campanha institucional da Câmara Municipal, “TEAbraça”, à Secretária Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, nesta quinta-feira (28/07). A iniciativa do Legislativo caxiense busca incentivar o encaminhamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A titular da pasta ressaltou que distribuirá os cartazes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, o material será fixado no Centro Especializado de Saúde (CES) e nos serviços de atendimento de saúde mental.

Dados atualizados da FADERS Acessibilidade e Inclusão, órgão estadual que emite a Ciptea, apontam que houve aumento de 65% de documentos confeccionados para pessoas de Caxias do Sul. O levantamento levou em conta os últimos 90 dias, período do lançamento da campanha “TEAbraça”. Até junho de 2022, foram emitidas 283 carteirinhas para autistas do município.

A carteirinha dos autistas atende aos requisitos da Lei Federal 13.977/2020, também conhecida como Lei Romeo Mion, em referência ao filho do apresentador Marcos Mion. Além dos dados de identificação, o documento possui informações adicionais sobre a pessoa com TEA, por meio de QR Code, inclusive, com geolocalização do endereço residencial.

A Ciptea pode ser encaminhada por meio de um formulário on-line, disponível no endereço eletrônico da FADERS. No site do Legislativo caxiense também é possível verificar o passo a passo para o encaminhamento. Para obter o documento, que possui validade em todo o território nacional, não há nenhum custo.

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB, presidente.

O que é a Ciptea?

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento. A carteirinha contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal ou cuidador.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *