Tatiane Frizzo sugere criação de Museu da Festa da Uva

Vereadora apresentou proposta para o Secretário do Turismo

Com o objetivo de valorizar a história dos caxienses e uma das principais festas populares do país, a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB protocolou, nesta sexta-feira (22/07), uma indicação ao Executivo para criar o Museu da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul.

A proposta da parlamentar, que foi Rainha da edição de 2010 do evento, foi apresentada para o titular da pasta do Turismo, Enio Martins, também nesta sexta-feira.

Conforme a vereadora, o espaço possibilitaria a qualquer pessoa conhecer a Festa da Uva e sua importância, mesmo em anos em que não houver a sua realização. Além de ser um espaço importante de cultura e lazer para a comunidade caxiense.

“O meu objetivo é valorizar nossa cultura ao indicar a criação de um espaço de Memórias da Festa da Uva. Neste museu, os visitantes poderão verificar os cartazes com o tema das edições, fotos, reportagens, vestidos de época e conhecer as Soberanas de cada edição. A Festa da Uva faz parte da história de Caxias do Sul. Uma das festas mais populares, pois evidencia o imigrante, a cultura italiana e a uva, fruta que contribuiu para o desenvolvimento da cidade”, pontua a vereadora.

Na última semana, o prefeito Adiló Didomenico sancionou a lei que reconhece a Festa Nacional da Uva como manifestação cultural, para fins de registro como Bem de Natureza Imaterial do Município de Caxias do Sul. A proposição também é da vereadora Tatiane Frizzo.

FOTO: DOUGLAS BARRETO / DIVULGAÇÃO

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *