Frente Parlamentar participa de reunião sobre criação de centro especializado para autistas

Universidade de Caxias do Sul planeja local de atendimento para pessoas com TEA

A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense participou de uma reunião na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na tarde desta quinta-feira (14/07). A presidente do grupo parlamentar, Tatiane Frizzo/PSDB, e o vereador, Olmir Cadore/PSDB, foram recepcionados pelo Vice-Reitor da instituição de ensino, Asdrubal Falavigna. Os vereadores, Marisol Santos/PSDB e Alexandre Bortoluz/PP, foram representados pelas assessoras, Milena Scopel e Cristiane dos Passos Esteves, respectivamente.

A reunião teve como pauta a criação de um centro interdisciplinar para autistas, com foco na promoção e qualidade de vida das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares. Em um primeiro momento, a instituição de ensino está realizando levantamentos de locais apropriados. A universidade também irá elaborar o projeto de execução, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas.

Conforme o Vice-Reitor, o projeto deve envolver 15 cursos da instituição de ensino, com possibilidade de trabalho com 20 tipos de atendimentos para pessoas com TEA. Ele também salientou que a oferta do serviço possibilitará o desenvolvimento de pesquisa científica sobre autismo.

“Esse trabalho é um empenho da nova reitoria. É muito importante a UCS abraçar essa causa, em prol da comunidade. Estamos planejando um espaço integrado para os autistas e para outras pessoas que necessitem desses serviços”, explicou Asdrubal.

Para a presidente da Frente Parlamentar, o centro para autistas da UCS será um legado para a sociedade caxiense. Ela também enfatizou que o grupo parlamentar irá mobilizar a comunidade para o êxito do projeto.

“A universidade tem excelência em pesquisa e ensino. Por conviver mais com estas famílias, temos a compreensão da realidade deles. A gente vê o quanto eles necessitam de apoio. Precisamos ter um olhar humanitário. Estaremos ao lado da UCS nesse grande projeto, para deixar um legado para a sociedade”, destacou Tatiane Frizzo.

O encontro também contou com a presença da diretora da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, Carin Weirich Gallon, do Chefe de Gabinete da Reitoria, Marcelo Faoro de Abreu, e da Secretária Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores: Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.

FOTOS: DOUGLAS BARRETO / DIVULGAÇÃO

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *