Com vantagens em relação aos bancos, empresa caxiense triplica volume de empréstimos e financiamentos

Com pouco mais de dois anos de atuação no mercado, a A2M está ligada à Safe Investimentos e aposta na estrutura de fundos e fintechs para pessoas físicas e jurídicas. Especialistas fazem alerta para o endividamento e ensinam dicas para manter as contas em dia

Andréia Morello diz que os clientes estão migrando do sistema bancário tradicional na hora de investir e também para empréstimo ou financiamentos.
Crédito: Clara Stédile

De olho no crescente processo de “desbancarização” que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, a gaúcha A2M inova na oferta de financiamentos e empréstimos. Vinculada à Safe Investimentos – que possui ainda quatro unidades no RS e SC -, a empresa traz soluções financeiras apostando numa estrutura de fundos e em fintechs, tanto para pessoas físicas como jurídicas.

Criada em 2020, em plena crise econômica provocada pela pandemia, a A2M triplicou o volume financiado e de empréstimo aos seus clientes nos últimos 12 meses. Andréia Morello, sócia-fundadora e gestora do grupo, explica que o principal diferencial deste braço da empresa é concentrar diversas instituições em um só lugar.           

“Isso faz com que o cliente tenha acesso às melhores taxas do mercado de uma forma ágil. Estamos a cada dia buscando mais parceiros que possam atender nosso cliente da forma mais eficiente possível, além de oferecer nosso conhecimento para dar um direcionamento quando o assunto é crédito. Saber qual a melhor linha a tomar é fundamental, porque assim o envio de documentos é eficiente, a taxa cobrada é a mais correta possível e o tempo de liberação de pagamento também. Existem muitas linhas de crédito no mercado, mas nem sempre o crédito rotativo ou o clean é o mais adequado”, exemplifica Andréia.

A gestora reforça que os clientes estão migrando do sistema bancário tradicional tanto na hora de investir como quando a necessidade é por empréstimo ou financiamentos. Segundo ela, isso ocorre porque o consumidor tem mais acesso à informação e veem nas fintechs a possibilidade de um atendimento mais personalizado.

“Uma prova disso é a grande redução do número de agências dos grandes bancos, assim como o elevado número de perdas de clientes para plataformas como Nubank e Banco Inter, que pudemos observar nos últimos anos. Com essa concorrência, o cliente já não se satisfaz mais com o arroz e feijão e começa a procurar pela melhor experiência”, sinaliza a especialista.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Cuidados na hora de recorrer a empréstimos e financiamentos

Mesmo com as vantagens do modelo oferecido pela A2M aos seus clientes, Henrique Bonatto, responsável pela área de crédito na empresa, lembra que é preciso tomar alguns cuidados na hora de procurar pelo serviço. Ele recomenda que se tenha uma atenção especial ao custo total da dívida, que inclui, além do valor financiado, os juros da operação e outras taxas.

 

“É comum recebermos clientes que tomaram o crédito baseado no valor da parcela e não sabem a dimensão da dívida que contrataram. Muitas vezes os juros da operação acabam dobrando o valor liberado em crédito. Por isso é importante comparar o valor final que se pagará pelo crédito e fazer uma comparação com outras instituições”, instrui.

O profissional acrescenta que uma forma de medir quando é vantajoso procurar crédito é verificar se a rentabilidade do negócio compensará o custo com a operação. Outro cenário, segundo Henrique, é para casos de refinanciamento de dívidas quando a parcela está pesando no orçamento e existam taxas mais baratas no mercado do que a contratada.

“Hoje temos linhas de crédito específicas para ajudar essas pessoas que estão pagando juros altos, principalmente em empréstimos bancários sem garantia, que podem chegar a até 300% ao ano, como é o caso de cobranças de rotativo no cartão de crédito. Nossa estratégia é utilizar garantias reais no financiamento e alongar o prazo para até 240 meses. Isso diminui o risco para a instituição financeira e por consequência a taxa de juros paga pelo cliente. Trabalhamos com garantias de automóveis e imóveis que partem de 1,2% de juros ao mês, bem abaixo do praticado pelas instituições bancárias”, explica Henrique Bonatto, responsável pela área de crédito na A2M.

Dicas para não se endividar

A gestora da A2M, Andréia Morello, atesta que o endividamento nem sempre deve ser visto como negativo. Ela explica que, inclusive, ele pode ser vantajoso em ocasiões como oportunidades de negócio onde a receita esperada é maior que o custo da dívida.

“O problema é que o que normalmente vemos é o endividamento ruim, que é aquele que é feito sem planejamento, com parcelas que não condizem com o orçamento e com taxas de juros muito elevadas”, complementa.

Para evitar o chamado endividamento ruim, a profissional dá algumas dicas:

  • Controle seus gastos. Procure anotar as despesas e gastar menos do que recebe;
  • Faça um planejamento com metas mensais de gasto;
  • Defina objetivos de longo prazo;
  • Tenha disciplina para seguir o planejamento e ajustá-lo quando necessário, com despesas que não estavam previstas;
  • Evite parcelar dívidas do cartão de crédito e postergar outras dívidas;
  • Procure empresas e profissionais capacitados para ajudá-lo a acessar as melhores taxas e condições de pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *