Encontros de cultura e lazer no Forqueta Cultural de julho

De sexta a segunda, programação gratuita em diversos lugares do bairro com gastronomia, cinema, música, visita ao museu e filó comunitário

Felice Personne @Jessica Melinda

Encontros movem a vida e são eles um dos principais motivos do Forqueta Cultural que, em julho, renova sua programação gratuita movida a cinema, gastronomia, filó, show na praça central e atividades em outros pontos do bairro de sexta a segunda-feira (1 a 4). Com atividades previstas até setembro, esta é a terceira edição do projeto realizado pelo Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Varsóvia Educação e Cultura.

Os encontros de um grupo de amigos no longa dirigido pelo cultuado Mario Monicelli abre as atividades na sexta-feira, às 19h30min, com a projeção de “Meus Caros Amigos” no Ponto de Cultura Costurando Sonhos. Clássico do cinema italiano, o filme narra as emoções, sonhos e pequenas e hilárias trapaças de um inusitado e divertido grupo de personagens. Para acompanhar a sessão e aplacar o frio, será servido um saboroso brodo com pão, receita da Nona Severina.

No sábado as atividades começam às 14h no Ponto de Cultura Costurando Sonhos com visita guiada ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, seguida de exibição da animação infantil “UglyDoll”, um verdadeiro tratado do convívio com as diferenças e personagens muito fofos. Na sequência, às 16h, na Praça de Forqueta, tem set de música eletrônica com o DJ Dordix.

O Filó Comunitário é domingo, às 15h, desta vez na comunidade da Capela São Valentim, animado pelo Grupo de Filó Felice Persone, com participação especial do grupo Triúna, que explora sonoridades de mantras e música indiana. O encontro movido a música e farta gastronomia movimenta a tarde na colônia.

Na segunda-feira, às 14h30min, fechando a programação, tem o Cinema na Escola, desta vez Escola Caetano Costamilan da comunidade de Loreto. A gurizada vai assistir ao sempre encantador “Branca de Neve e os Sete Anões”, dos estúdios Disney.

O projeto busca contribuir para a valorização histórica e cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul. A proposta acredita também na formação de público para arte, com a democratização e descentralização de acesso à cultura e a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da apreciação artística.

O Forqueta Cultural tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, apoio cultural das Empresas Randon, Focco Soluções em Gestão, Pintarisco Tintas e Orquídea Alimentos, e parceria de Tecbril Tecnologia em Tintas.

Triuna @Candice Giazzon 01

FORQUETA CULTURAL – PROGRAMAÇÃO DE JULHO/2022

Dia 01/07 (sexta-feira)
19h30 – Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Cinema com Brodo: “Meus Caros Amigos” e degustação de brodo com pão

Dia 02/07 (sábado)
14h – Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Visita ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp
Cinema Infantil: Uglydolls
16h – Praça de Forqueta
Música na Praça: DJ Dordix” (música eletrônica)

Dia 03/07 (domingo) 
15h – Capela de São Valentim
Filó Comunitário com o Grupo de Filó Felice Personne
Participação Especial: Triúna (mantras e música indiana)

Dia 04/07 (segunda-feira) 
14h30 – Escola Caetano Costamilan – Comunidade de Loreto
Cinema na Escola
Branca de Neve e os Sete Anões

FORQUETA CULTURAL – SINPOSES DOS FILMES –
MEUS CAROS AMIGOS (Mario Monicelli – 1975 – 140 min)  
Necchi (dono de um bar), Perozzi (jornalista), Melandri (arquiteto) e Mascetti (um nobre quebrado) vivem em Florença. Eles são amigos desde os seus jovens anos e passam todos os momentos livres juntos a organizar piadas complexas e terríveis para todas as pessoas que encontram, ou simplesmente vagando Toscana. Uma dessas viagens loucas acaba no hospital dirigido pelo militar Professor Sassaroli. Melandri se apaixona pela esposa dele, e mesmo que o relacionamento não vá durar, o professor torna-se o quinto membro da equipe.

UGLYDOLLS (Kelly Asbury – 2019 – 88 min)
Os UglyDolls Moxy, Wage, Babo, Ice-Bat e Wedgehead rumam ao Instituto da Perfeição com o desejo de serem amados mesmo sendo diferentes. Subvertendo a ideia do feio como um adjetivo negativo, a animação mostra que não é preciso ser perfeito para ser incrível.

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (Walt Disney – 1937 – 83 min)
Uma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar.

BRODO COM PÃO – Receitas da Nona Severina com sabor das memórias afetivas

Moradora de Forqueta, Nona Severina foi filha de imigrantes italianos, mãe de sete filhos e esposa do nono Angelo. Conhecia muito bem a alquimia dos alimentos da colônia. Iguarias como a carne de porco, a banha, a galinha de cor bem amarela, os ovos da gema quase vermelha, as saladas. Enfim, uma alimentação 100% produzida pela própria comunidade.
O alimento foi a maior conquista dos imigrantes italianos. Conquistar a casa, a terra e a comida foram as grandes vitórias de centenas de famílias de imigrantes italianos que aqui chegaram. Sua mesa saborosa e farta é o símbolo de que aqui construíram seus lares e venceram! Essa história se passa com certeza, pelas mãos de muitas mulheres, como Nona Severina e seus infinitos saberes e sabores.

VISITA GUIADA AO MUSEU DA UVA E DO VINHO PRIMO SLOMP
Trata-se de um passeio mediado pela monitoria do Museu, no qual o visitante conhece mais sobre a produção de uva e vinho da região, bem como se informa um pouco mais sobre a história de nossa comunidade. Localizado em parte da edificação da Cooperativa Vitivinícola Forqueta, o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp possui uma exposição que reúne peças, objetos, utensílios e equipamentos que demonstram a fase artesanal da fabricação do vinho em Caxias. Foi criado em 2002 por meio de uma parceria entre a cooperativa e a Secretaria Municipal de Cultura.
 

MÚSICA NA PRAÇA – DJ DORDIX – MÚSICA ELETRÔNICA
Projeto de música eletrônica criado pelo consolidado artista Glauber Teixeira no intuito de apresentar seu diferenciado conceito de música eletrônica, tendo como principal objetivo surpreender a mente de todos através de suas apresentações de estilo único e próprio. Caxiense, começou sua carreira musical aos 15 anos. Seu primeiro passo foi estudar bateria. Procurando sempre se qualificar ainda mais, em 2016 cursou produção musical na CAMEC – Centro Acadêmico de Música Eletrônica. Mescla o Deep House, Tropical House, Nu Disco e GHouse, seu som predominante é a linha House. Esta fórmula garante um alto padrão de qual idade em seus sets.

FILÓ COMUNITÁRIO – CAPELA SÃO VALENTIM  

O Filó Comunitário é a comunidade em Festa. Encontro comunitário onde os próprios moradores são os artistas. As pessoas levam seus instrumentos e figurinos e apresentam seus dotes artísticos de forma descontraída e informal. Também reúne a gastronomia do local.

GRUPO FELICE PERSONNE
Formado por pessoas da comunidade de Forqueta, o Felice Personne é um grupo que se dedica à cantoria de músicas da tradição da colonização italiana, destacando-se também por sua vivacidade e animação no contato com o público em seus tradicionais filós, sempre marcados pela fartura da culinária regional.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – TRIÚNA
Projeto musical voltado a mantras e música instrumental para a celebração, introspecção e cura. O trio de músicos (também terapeutas e professores de yoga) une seus conhecimentos à arte buscando oferecer uma experiência única e transformadora. Composta dos músicos Vinícius Santos Rocha, Cinthia Pretz e Guido Bracagioli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *