Prefeitura de Caxias abre Centro de Atendimento Integrado em Saúde para Crianças Autistas

Município também ampliou o rol de atendimentos especializados previstos em Acordo de Cooperação com Centro de Assistência à Saúde do Círculo

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Centro de Assistência à Saúde do Círculo, vai inaugurar um serviço voltado a atender pelo SUS crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Centro de Atendimento Integrado em Saúde para Crianças Autistas começa a operar em agosto. A iniciativa é do Poder Executivo, que buscou a parceria com o Círculo para viabilizar o serviço inédito na rede pública municipal.

O serviço vai funcionar no prédio do antigo Plantão da Criança, na Rua Pinheiro Machado, em São Pelegrino. O convênio com o Município possibilitará atender pelo SUS até 80 crianças de um a oito anos de idade. O atendimento será multiprofissional, com especialistas nas áreas médica, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social. De forma concomitante às crianças, haverá atendimentos aos pais. O encaminhamento será feito pela rede de saúde da SMS.

O prefeito Adiló Didomenico assinalou que o novo serviço representa mais uma entrega para a comunidade e muito aguardada por esse público, merecedor da atenção da Prefeitura. “É um serviço importantíssimo, que vem em excelente momento. A iniciativa foi de buscar a parceria com o Círculo para atender toda a demanda reprimida existente, prestando mais esse atendimento inédito e diferenciado”, observou.

A construção do plano de trabalho firmado entre o Executivo e o Círculo, que será responsável pela execução do serviço, contou com a colaboração de MultiTEA, UniTEA e Universidade de Caxias do Sul. “Esse serviço está diretamente relacionado à essência do Círculo que, desde sua origem, nasceu com o propósito de assistência à comunidade, ou seja, está no nosso DNA há mais de 87 anos. O Centro de Assistência à Saúde do Círculo é a nossa unidade que atua essencialmente no desenvolvimento de serviços de saúde aos usuários da rede pública em parceria com o Sistema Único de Saúde para promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população”, destaca Ivonete Polidoro Pontalti, gerente do Centro de Assistência à Saúde do Círculo.

Município e Círculo ampliam atendimentos especializados pelo SUS

Para aumentar a oferta de atendimentos especializados, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Centro de Assistência à Saúde do Círculo ampliaram a lista de serviços disponibilizados via acordo de cooperação e também a quantidade mensal realizada. Desde maio passaram a ocorrer também exames de colonoscopia e endoscopia. Nas próximas semanas, serão ofertadas também cirurgias ortopédicas, procedimentos de cateterismo e angioplastia, além de exames de espirometria. Ainda foram ampliados os atendimentos de biópsias, fisioterapia, ultrassonografia e psicoterapia.

O acordo de cooperação também prevê atendimentos no ambulatório de consultas e procedimentos cirúrgicos em urologia, otorrinolaringologia e em cirurgia vascular, bem como consultas de cardiologia, psiquiatria, fonoaudiologia, mamografias, ressonância magnética e tomografia, que já são ofertados. Ao todo, o acordo proporciona atender cerca de 900 pacientes por mês. “Essa é uma estratégia adotada pelo Município para que a população tenha mais oportunidades de acesso aos atendimentos especializados via rede pública de saúde. Estamos buscando incansavelmente alternativas para reduzir as filas de espera e ofertar mais atendimentos, um compromisso do Plano de Governo. Também reafirmamos o agradecimento ao Círculo pela parceria, que tem contribuído para melhorar o serviço prestado à comunidade caxiense”, aponta a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi.

Todos os atendimentos seguem sendo regulados e encaminhados pela SMS. O acesso continua sendo via Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *