Malharia gaúcha lança primeira franchising do segmento no Brasil

Com mais de 50 anos de tradição, Ballardin Malhas oferece modelos de franquia para lojas de rua e de shopping, tendo como diferencial o estoque consignado. Projeto está sendo estruturado há mais de um ano e prazo de retorno para os investidores é de 33 meses

4 Michele Daniel, Iraci Ballardin Daniel, Valcir, Adriele e Franciele Daniel – Crédito Aline Tonioli

Ballardin Malhas, que completa 53 anos de fundação neste mês de junho, entra para história como a primeira empresa do setor a apostar no segmento de franchising no Brasil. Com fábrica e showroom em Caxias do Sul, outlet em Farroupilha e mais de 10 mil revendedoras em 600 cidades brasileiras, a companhia gaúcha inova mais uma vez e lança seu projeto de expansão através de franquias exclusivas da marca.

Com investimento que parte de R$ 206 mil, o modelo de negócio oferece opções para estruturas de lojas em rua e de shopping, com prazo de retorno de 33 meses.  O projeto vem sendo estruturado há quase um ano e meio.

O grande diferencial das franquias Ballardin Malhas está no estoque 100% consignado, ou seja, a franqueadora entra como uma grande parceira do estabelecimento, apostando junto com o lojista nos produtos. Na prática, isso significa menor investimento inicial, menor necessidade de capital de giro, redução dos riscos, maior flexibilidade para gestão do estoque e peças sempre atualizadas.

“Quando desenvolvemos o estudo de viabilidade, identificamos que uma das principais dores dos empresários do ramo de moda é justamente o estoque, porque as coleções são temporais. O estoque acaba sendo um investimento alto para o lojista, que fica com o dinheiro parado em mercadorias. Foi aí que percebemos que a solução estaria justamente nesta segurança e tranquilidade do produto consignado. O franqueado só vai pagar pelo produto que vender”, revela Franciele Daniel, diretora Comercial da Ballardin Malhas, antecipando que, com as franquias, além das coleções outono/inverno para o público adulto feminino, serão lançadas campanhas de verão para que os lojistas tenham mais competitividade durante todo o ano.

Franciele compõe a 3ª geração da família à frente da empresa, ao lado das irmãs Adriele e Michele Daniel. A Ballardin Malhas também é administrada pelos pais das irmãs, o casal Iraci Ballardin Daniel e Valcir Daniel. A marca foi fundada em junho de 1969 por Edith Zanetti Ballardin e Jaime Ballardin, pais de Iraci.


Pandemia foi o gatilho para a ideia sair do papel

Adriele Daniel, diretora de Marketing da Ballardin Malhas, conta que franchising sempre foi um sonho da família, especialmente dela e das irmãs. Porém, foi durante a Covid-19 em que identificaram que este era o momento certo.

Há quase um ano e meio, a empresa contratou uma consultoria especializada neste tipo de negócio para encontrar o melhor formato de franquia para os empresários. No processo, foram planejados os modelos, a visibilidade financeira, o projeto arquitetônico exclusivo, o manual de operação, além de assessorias jurídica e de marketing para cada unidade.

“Tornar a Ballardin Malhas em franquia virou um objetivo para nós. Principalmente na pandemia, vimos que tínhamos a chance de crescer de outras maneiras. Vemos esta expansão como uma oportunidade de aproximar a Ballardin do consumidor final e também de visibilidade para a marca. Quisemos inovar, investir em um mercado novo para a empresa”, pontua Adriele, que integra a 3ª geração da família à frente da malharia.

“Queremos crescer aos poucos, sem um projeto de expansão rápida. Queremos dar atenção a cada franqueado, de forma muito personalizada”, acrescenta Michele Daniel, diretora Financeira e Jurídica da Ballardin Malhas.


Novas visões, novos desafios

Além do processo de franchising, as jovens empreendedoras Adriele (22 anos), Michele (33) e Franciele Daniel (33) ampliaram os horizontes da Ballardin, que desde 2006 atuava praticamente de forma exclusiva através do sistema de revenda.

Com a entrada das irmãs na gestão da marca, a empresa passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação. Os tricôs são confeccionados em máquinas sem costura, o que possibilita que a peça saia pronta, garantindo um melhor acabamento e reduzindo os desperdícios.

A nova visão de mercado possibilitou ainda que em 2018 a marca ultrapassasse as fronteiras gaúchascomercializando as malhas para outros estados do país, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Em 2020, diante das restrições da pandemia, que impossibilitava que as revendedoras fossem até os clientes, a Ballardin lançou um e-commerce para venda direta ao público final.

Para Adriele, diretora de Marketing da Ballardin Malhas, as franquias não concorrem com os outros modelos de negócio que a marca atua, já que o perfil de cliente é diferente dos atendidos através do canal digital ou da revenda, que é feita por meio de microempresários autônomos.

“Vamos estar ainda mais próximos dos consumidores, podendo chegar a todos os perfis de clientes e proporcionar experiências de consumo diferentes. A franquia é mais um canal de compra, onde o consumidor pode escolher um produto e já sair com ele. É diferente da compra on-line, que é preciso aguardar pela entrega do produto. E é diferente também da revendedora, que não é uma loja, mas tem como vantagem a facilidade de levar a Ballardin até o trabalho ou a casa do cliente”, compara Adriele.

“Em nossas franquias, o consumidor terá mais conforto e toda a experiência de uma loja da Ballardin, que até então nunca vivenciou. Os clientes poderão estar mais próximos da nossa família, da nossa história de mais de 50 anos e serão acolhidos em espaços preparados com muito carinho”, complementa a diretora.

Divulgação Sabe Caxias:


Franquias crescem no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2021, o faturamento das franquias no Brasil cresceu 10,7% em relação a 2020, passando de R$ 167,187 bilhões para R$ 185,068 bilhões.

No ano passado, houve também um aumento de 9,1% no total de unidades de franquias em comparação a 2020 – pulando de 156.798 operações no país para 170.999 -, e de 6,2% frente a 2019. Com a ampliação, também foram gerados 12,1% a mais de vagas de trabalho. O setor de franquias emprega mais de 1,4 milhões de pessoas no Brasil.


O segmento de moda foi um dos que mais cresceu em 2021, apresentando expansão de 15,2% no faturamento e de 11% no número de unidades.

Para 2022, a ABF projeta bons resultados para o setor de franquias. A expectativa da associação é que haja aumento de 9% em faturamento, de 7% na quantidade de unidades de operação e 5% nos empregos diretos.

Seja um franqueado Ballardin Malhas
Interessados em adquirir uma franquia da Ballardin Malhas devem entrar em contato com a empresa, através do telefone (54) 3212.1083 (departamento comercial), pelo WhatsApp (54) 9.9963.3523 ou pelo e-mail ballardin@ballardinmalhas.com.br.

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