Frente Parlamentar realiza reunião para verificar demandas de monitores escolares para autistas

Grupo de vereadores recebeu a titular da Educação, nesta segunda-feira

A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense, representada pela presidente, Tatiane Frizzo/PSDB, pelo vereador Elisandro Fiuza/Republicanos, e os assessores, Cristiane dos Passos Esteves e Roberto da Silva Ferreirar, representando os parlamentares, Alexandre Bortoluz/PP e Olmir Cadore/PSDB, respectivamente, realizou uma reunião com a Secretaria Municipal da Educação, nesta segunda-feira (06/06). O encontro teve como pauta principal, demandas relacionadas a monitores escolares para autistas.

A reunião contou com a presença da titular da pasta da Educação, Sandra Negrini, da diretora Pedagógica, Paula Martinazzo, e de representantes de entidades ligadas à comunidade de pessoas com TEA, AMA Caxias, TEAjuntos, MOAB – ORGULHO AUTISTA, Mães Atípicas e UniTEA.

Entre as reivindicações das entidades estão, capacitação dos monitores e dos professores, atrasos nas avaliações da necessidade de monitoria e maior vínculo dos autistas com o ambiente escolar.

De acordo com a presidente da Frente Parlamentar, há grande preocupação de pais e responsáveis por autistas sobre a qualificação dos monitores escolares. Tatiane Frizzo ressalta também que existe pouco vínculo dos profissionais com os alunos com TEA, por conta da rotatividade do mercado de trabalho.

“A Frente Parlamentar recebe inúmeros solicitações de auxílio sobre monitoria escolar. Sabemos que os autistas acabam criando um vínculo com os cuidadores, mas devido à rotatividade dos profissionais, há prejuízo no progresso educacional dos estudantes, pontuou a vereadora.

Conforme a secretária, haverão mudanças significativas para o novo contrato com a empresa que ganhar a licitação. Segundo Sandra, estão sendo planejadas mudanças no termo de referência, como a formação inicial e contínua dos monitores, aumento do número de cuidadores, com previsibilidade de quatro anos, e uma força-tarefa antecipada para avaliar a monitoria de autistas para o ano letivo de 2023.

“Esses momentos são muito ricos, porque primamos pela escuta qualificada. São construções que temos que fazer com diálogo. Temos muito trabalho pela frente. Precisamos acolher essas famílias nas escolas e na comunidade. Vamos buscar essas melhorias,” salientou a secretária.

Além disso, a titular da pasta destacou que o Município incentivará ainda mais a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a fim de auxiliar no monitoramento da rede. Serão fixados cartazes da campanha TEAbraça, realizada pela Câmara de Vereadores, nas instituições municipais de ensino. Atualmente, há 352 autistas na rede municipal, no ensino fundamental.

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.

Foto: Douglas Barreto / Divulgação

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *