Escritora gaúcha vence na categoria Romance do Prêmio Sesc de Literatura 2022

Taiane Santi Martins, de Vacaria, terá seu livro publicado pela editora Record

Taiane Santi Martins_Foto de Davi Boaventura

A gaúcha Taiane Santi Martins é uma das vencedoras do Prêmio Sesc de Literatura 2022. Natural de Vacaria, a escritora foi agraciada na categoria Romance, com o livro “Mikaia”. A obra foi selecionada pela comissão final composta pelos escritores Itamar Vieira Junior e Luciany Aparecida. Além da categoria vencida pela vacariense, o prêmio também foi concedido na divisão Conto, cujo vencedor foi o paraense Pedro Augusto Baía, com a obra “Corpos benzidos em metal pesado” selecionada pela comissão final formada pelos autores Natalia Borges Polesso e Paulo Scott. Os livros vencedores serão lançados em novembro pela editora Record, parceira do Prêmio Sesc desde a sua criação.

A trama escrita pela gaúcha narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana e transita entre as diferentes maneiras de lidar com um passado traumático. Enquanto Mikaia – uma dançarina de ballet que sofre uma amnésia repentina – quer lembrar, sua irmã, Simi, quer esquecer e sua avó, Shaira, decide silenciar. O desenrolar se dá no embate entre as tentativas de Mikaia em recuperar um passado que lhe foi roubado, os retalhos de memória que lhe voltam confusos e a resistência de Simi em renunciar a uma infância inventada e cultivada por vinte anos à custa do esquecimento.

Feliz por ter sido escolhida no Prêmio Sesc de Literatura, Taiane agradece os parceiros que a acompanharam durante a escrita do livro.  “É a primeira vez que participo e me sinto honrada com o resultado, não apenas como uma conquista pessoal, mas por sentir que não chego até aqui sozinha. Trago comigo toda a vivência de uma formação em escrita; da Oficina de Criação do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil; o acolhimento da UniLúrio, na Ilha de Moçambique, onde morei por um tempo durante a escrita do romance”.

Neste ano, o Prêmio Sesc de Literatura recebeu a inscrição de 1.632 livros, sendo 844 em Conto e 788 em Romance. “Pela primeira vez, em 19 anos, a categoria Conto recebeu mais obras que Romance. E o balanço de todas as edições do Prêmio nos traz uma grande curiosidade: alcançamos a marca de quatro vencedores dos estados do Pará e Rio Grande do Sul, cada um, mostrando a força da nova literatura destas regiões”, destaca Henrique Rodrigues, analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc.

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *