Últimas semanas para enviar sugestões à fase local do Sínodo 2021-2023 na Diocese de Caxias do Sul

Em âmbito nacional, a CNBB já enviou as orientações para que as equipes diocesanas possam elaborar a síntese; na Diocese de Caxias do Sul, o encerramento da fase diocesana será com Missa no dia 03 de julho

Até o final do mês de maio de 2022, a Equipe do Sínodo na Diocese de Caxias do Sul, composta pelo coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari e pela coordenação do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas, recebe sugestões para complementar a síntese prévia.

A versão prévia da síntese da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023 foi apresentada em 24 de dezembro de 2021. O documento, de 11 páginas, aborda os principais aspectos pontuados pelos leigos, leigas, lideranças eclesiais, sociais, políticas e culturais da nossa complexa e diversificada sociedade contemporânea. Também compõem o rol das representações e reflexões as respostas vindas por parte do bispo diocesano, dos sacerdotes, dos religiosos e religiosas que atuam nas paróquias, pastorais, movimentos da Diocese de Caxias do Sul.

Com a decisão da Santa Sé de aumentar o período da fase diocesana para o mês de julho de 2022, a Igreja diocesana propõe que as sugestões sejam enviadas até o dia 31 de maio de 2022. Em junho, o grupo irá se reunir e organizar o documento conforme as orientações da CNBB.

Por fim, na comemoração da solenidade de São Pedro e São Paulo, em 03 de julho, às 19h, a celebração da Missa irá marcar o encerramento da fase diocesana. O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, irá presidir a Eucaristia na Catedral Diocesana. A abertura também aconteceu durante a Missa, em outubro de 2021, no Santuário de Caravaggio.

Divulgação Sabe Caxias:

 

ACESSE OS MATERIAIS DO SÍNODO

Documento Preparatório

Vademecum do Sínodo

Síntese Prévia da Fase Diocesana

Questionário para novas contribuições da Fase Diocesana

 


Orientações para a síntese

A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil divulgou os encaminhamos e as principais orientações para a padronização do formato da síntese diocesana. Trata-se, segundo informe da Equipe, de um material não para padronizar conteúdos, mas para oferecer um suporte tanto às Equipes Diocesanas quanto ao processo subsequente de elaboração da síntese nacional.

As orientações foram elaboradas tendo em conta os materiais indicados pela Secretaria Geral do Sínodo. A Equipe Nacional reforça que a síntese não é o ponto final do processo sinodal na (arqui) diocese, mas uma comunicação de tal processo, que também ajudará a vislumbrar possibilidades futuras advindas de tal experiência sinodal. Como parte do processo sinodal, a Equipe Nacional recomenda que a síntese final da Igreja Local seja tornada pública.

 

Recomendações para a elaboração da síntese:

“É importante, portanto, que a síntese seja objetiva, mas abranja a diversidade de opiniões e vozes expressas. Também é interessante recordar que a síntese visa colher e expressar os frutos do processo sinodal de modo que sejam compreensíveis mesmo àqueles que não participaram dele, indicando como o chamamento do Espírito Santo para a Igreja foi compreendido no contexto local”.

 

Prazo para o envio da síntese

O documento oferece ainda orientações sobre a formatação da síntese, a estrutura e o conteúdo (introdução, corpo da síntese e conclusões) e informações úteis como quem deve produzir a sistematização final do documento. O prazo para envio da síntese diocesana é até o dia 31 de julho deste ano e o material deverá ser  enviado para a Equipe Nacional de Animação do Sínodo de 2023, no e-mail: sinodo_2023@cnbb.org.br

Para acessar o material clique aqui: Sínodo 2023 – Orientações para as sínteses diocesanas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *