Prefeitura de Caxias e Rek Parking renovam concessão do estacionamento rotativo

Com validade até 2032, novo contrato introduzirá uma série de novidades para o sistema

 

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), em nome da Prefeitura de Caxias do Sul, e a empresa Rek Parking firmaram acordo para a renovação do contrato de concessão do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR). O ato de assinatura dos documentos teve as presenças do prefeito Adiló Didomenico; secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior; gerente de Cadastro, Acessibilidade e Estacionamento Rotativo da pasta, Rodrigo Tolves; e Marcelo Buzetto, diretor, e Marcelo Siepalski, gerente operacional da empresa. O novo vínculo é válido até maio de 2032.

Um dos principais atrativos da renovação do contrato é a inovação tecnológica que será implementada a partir do início do novo acordo, nesta quarta (18/05). Serão instalados 90 novos parquímetros que se somarão aos atuais 153. Parcela dos antigos equipamentos poderá ser extinta, pois os novos têm tecnologia superior, permitindo diversas vias de pagamento, como cartões de débito e de crédito, por PIX e em moedas, e também por meio do aplicativo Rek Pay. Os parquímetros serão ainda dotados com as tecnologias “pay by plate” (pagar pela placa), em que o condutor poderá digitar o emplacamento em um teclado e adquirir o tempo de estacionamento.

O novo contrato também prevê ampliação do valor de outorga, ou seja, os recursos que o Município receberá. O valor passará dos atuais 26,20% para 33% da receita proveniente do pagamento pelo uso das vagas. A Fundação de Assistência Social seguirá recebendo 26,2% e a diferença será destinada ao Fundo Municipal de Transportes (Funtran). O recurso do Funtran será utilizado no subsídio à tarifa do transporte coletivo.

Todas as vagas do sistema pago serão numeradas com tecnologia de geolocalização. Outra novidade é a disponibilização de 35 equipamentos para pontos de venda de crédito. Toda a sinalização horizontal do ERR será revitalizada em materiais termoplásticos. A concessionária também estenderá a tecnologia para o estacionamento da Prefeitura, que passará a ter controle no acesso de veículos.

Atualmente, o ERR administra 3.237 vagas, sendo 942 vagas na Área Azul e 2.295 na Área Verde. Com a renovação do contrato, haverá ampliação dos trechos tarifados (quadro abaixo). O início de cobrança nestas áreas ainda não está definido, pois depende da demarcação dos espaços. Os valores praticados na Área Azul são de R$ 4 por hora, enquanto a Área Verde tem tarifação de R$ 2 pelo mesmo período.

Novas áreas concedidas

  • Dom José Barea, entre Dr. Montaury e Alfredo Chaves
  • Avenida Júlio de Castilhos, entre Andrade Neves e BR-116
  • Sinimbu, entre Vereador Mário Pezzi e BR-116
  • Rua Os Dezoito do Forte, entre Angelina Michielon e Pedro Tomasi

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *