Guarda Municipal apresenta os números das operações realizadas no ano de 2021

Na oportunidade foram apresentados também, os dados das ações realizadas nos primeiros quatro meses deste ano

Visita Guarda Municipal – João Pedro Bressan

O prefeito Adiló Didomenico esteve na última semana reunido com a equipe da Gurda Municipal (GM), para apresentação dos dados das ações desenvolvidas no ano de 2021 e do primeiro trimestre de 2022.

O diretor da Guarda Municipal de Caxias do Sul, Alex Oliveira Kulmann, apresentou ao prefeito as atividades realizadas pela Guarda Municipal, bem como as operações efetivas que são conduzidas ao longo do ano. O secretário se Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, juntamente com a Diretora da secretaria, Suely Rech, acompanharam a apresentação dos números.

Em 2021, a Guarda Municipal teve 41 operações, sendo que destas, foram realizadas 51 conduções a delegacias e seis capturas de foragidos. A GM realizou também, 578 abordagens pessoais, 932 atendimentos por disparo de alarmes e 21 conduções de apoio a oficiais de justiça, a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O número mais expressivo foi o de chamadas e atendimentos pelo 153, com 5.274 ligações.

Outros números apresentados foram os da fiscalização e monitoramento das áreas públicas para prevenção de invasões, com 100 atendimentos de denúncias, duas reintegrações de posse, 11 apoios a Secretaria Municipal de Habitação (SMH) e 483 rondas em áreas públicas e mais 43 outros apoios a outras secretarias.

O Grupamento de Patrulha Ambiental realizou 5.602 rondas e fez 1.297 orientações de banhistas em áreas de risco e proibidas para banho. Foram abordados também, 219 veículos e um, com recolhimento de materiais de pesca. Em 2021, a Guarda realizou também, seis apoios de fiscalização ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), para corte de abastecimento de água.

O prefeito Adiló Didomenico recebeu com satisfação os números apresentados e com a estrutura que a Guarda Municipal está organizada para zelar pelo cidadão caxiense. “ Fico orgulhoso e tranquilo em confirmar o que sempre soube, que podemos contar com a nossa Guarda Municipal. Não são só números apresentados, são dados de ações que inibiram a marginalidade e o mais importante, salvaram vidas”, ressaltou o prefeito.

A Guarda, que existe desde 1997, tem como função, a seção de controle, o monitoramento de patrimônio e fiscalização de postos, a patrulha ambiental, a fiscalização de áreas públicas e o apoio logístico ao município. Outra atribuição da Guarda Municipal, é a prevenção, com a atuação do Centro de Ações Preventivas (CAP), que atua com palestras para alunos, professores, pais, comunidade, empresas, entidades, organizações públicas e privadas, e que realiza o diagnóstico de violência, ações e da execução de programas preventivos. “Em nome da Guarda Municipal quero agradecer a presença do prefeito Adiló Didomenico aqui em nossa sede. Esta é a primeira vez que um prefeito entra na base da Guarda Municipal e se interessa em conhecer nosso trabalho e isso representa muito para a instituição”, comentou Kulman.

Nos primeiros quatro meses de 2022, a Guarda Municipal já realizou 15.357 rondas patrimoniais,7.732 atendimentos emergenciais de ocorrências, 3.426 ações de prevenção, 8.782 ações de Patrulha Ambiental, 842 ações de fiscalização em áreas públicas, 689 abordagens de veículos, 193 apoios ao SAMU, 175 ações em escolas, 134 operações integradas, 68 conduções a delegacia, 18 apoios de condução Lei Maria da Penha, 19 apoios a oficiais de justiça, seis capturas de foragidos e quatro apreensões de arma de fogo.

Ao final da visita, o diretor Alex Oliveira Kulmann, homenageou o prefeito Adiló Didomenico com a medalha Guardar, Proteger e Servir, lema da Guarda Municipal. O prefeito também recebeu certificado de agradecimento pelo empenho e apoio prestado à instituição e a segurança pública do município.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *