Artigo / Te abraça por Tatiane Frizzo / Vereadora

Tatiane Frizzo – Presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Nesses tempos de guerra e pandemia, um abraço pode revigorar bons sentimentos. Nessa legislatura, em conjunto com outras vereadoras e vereadores, decidi abraçar ainda mais uma causa, que já fazia parte do meu mandato, o autismo. Hoje, a Câmara Municipal conta com a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, que busca abordar o tema em sua amplitude. Por ter sensibilidade à pauta, é perceptível a representatividade que as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) estão conquistando na comunidade. A inclusão social, seja pela educação e saúde, é uma das principais ferramentas para a socialização.

Conforme o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos, uma em cada 44 crianças aos 8 anos de idade é diagnosticada com TEA. Houve um aumento de 22% em relação ao estudo anterior. Em transposição dessa prevalência (2,3% da população) para o Brasil, teríamos hoje cerca de 4,84 milhões de autistas no país. Em Caxias, o número pode representar quase 12 mil autistas. Porém, ainda não temos números de prevalência de autismo.

Apesar de estudos científicos não confirmarem a causa dos transtornos neurológicos, muitos laudos clínicos estão sendo elaborados. Além dos diagnósticos e a captação de profissionais que atendam essa parcela da população, é necessário avançarmos em diversas questões. Neste sentido, para elaboração de políticas públicas é preciso informação.

Ao encontro dessa situação, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) auxilia na garantia da atenção integral, na prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de ajudar na construção de programas específicos para autistas.

Por isso, o Legislativo Caxiense abraçou a importância da carteirinha, por entender que o documento pode garantir os direitos dos autistas e perceber que lugar de autista é em todo lugar, principalmente, dentro de um abraço. TEAbraça nessa ideia, faça a CIPTEA!

Tatiane Frizzo – Presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *