Senac-RS abre inscrições para a etapa escolar das Competições Senac de Educação Profissional

Já pensou em testar seus conhecimentos práticos e representar o Rio Grande do Sul nacionalmente e o Brasil mundialmente? Desde o dia 15 de fevereiro, as escolas do Senac-RS estão com inscrições abertas para novos candidatos para as Competições Senac de Educação Profissional. Para participar da etapa escolar, basta ter entre 16 e 20 anos em 2022, ser aluno ou ex-aluno Senac de um dos cursos das áreas disputadas e residir próximo a uma das escolas participantes e/ou ter disponibilidade de deslocamento para treinamento na escola Senac. Caso o candidato não seja aluno ou ex-aluno Senac, ainda poderá participar do processo, mas precisará se inscrever em algum dos cursos de entrada até 15 de abril.

Além de passar por uma experiência única de qualificação técnica e comportamental, aumentando as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho, caso vença a etapa regional na sua ocupação, o aluno receberá treinamento diário na área da ocupação em que disputa , bolsa de estudos do Senac-RS para aprofundar seus conhecimentos, remuneração com uma bolsa salário mensal, possibilidade de viagens nacionais e internacionais, submetendo-se a simulados e provas com alunos de outros estados e até mesmo de outros países. Os alunos que participarem deste ciclo das Competições Senac e vencerem a etapa nacional em sua ocupação irão disputar a WorldSkills em Lyon, na França.

“Anualmente, diversos alunos Senac se disponibilizam corajosamente para representar seus estados nacionalmente e, caso obtenham sucesso nas Competições Senac de Educação Profissional, o Brasil mundialmente. Tal desafio proporciona não só o conhecimento técnico e prático na área escolhida, mas a ideia de representatividade. Um diferencial impactante nas vidas profissionais e pessoais desses jovens. Em 2021, Fernando Bellé Casagrande, aluno do Senac Bento Gonçalves, disputou com cabeleireiros do Senac de todo o Brasil e, com o 1° lugar, representará o Brasil na WorldSkills 2022 que acontecerá em outubro, em Shangai, China”, destaca o diretor regional do Sesc/Senac, José Paulo da Rosa.

Para se inscrever, basta acessar o site www.senacrs.com.br/competicoes, conferir o regulamento e os cursos das áreas oferecidas, preencher o formulário e aguardar. Dúvidas podem ser sanadas com a escola Senac mais próxima de você: www.senacrs.com.br.

Competições Senac de Educação Profissional  

Criadas pelo Departamento Nacional do Senac em 2016, as Competições de Educação Profissional buscam desenvolver jovens  com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho. Além disso, o projeto possibilita o intercâmbio e o compartilhamento de experiências entre os alunos do Senac-RS e os demais Departamentos Regionais.

As Competições Senac premiam os melhores profissionais do Brasil nas seguintes ocupações: Cozinha, Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Serviços de Restaurante, Estética e Bem-Estar, Cuidados de Saúde e Apoio Social e Florista. Participar de todas essas ocupações, que representam importantes segmentos de atuação da Instituição, promove a valorização educacional do Senac-RS.

Realizadas a cada dois anos, as Competições Senac estão divididas em três fases: etapa escolar, etapa regional e etapa nacional, a qual seleciona os melhores profissionais do país em cada ocupação. Além disso, os alunos vencedores da etapa nacional garantem sua participação na WorldSkills International, a maior competição de educação profissional do mundo.

Com mais de 60 anos de história, a WorldSkills acontece bianualmente e reúne os melhores alunos do mundo selecionados nas olimpíadas de educação profissional de seus países. Ao todo, o evento premia alunos de várias nacionalidades em mais de 50 ocupações.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *