Festa da Uva conquista verba de R$ 80 mil para viabilizar o Espaço das Agroindústrias

O diretor de Agricultura da Comissão Comunitária da Festa da Uva e secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, participou, nesta segunda-feira (10), de reunião com a titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Silvana Covatti, em Porto Alegre. Menegotto recebeu da secretária a garantia de R$ 80 mil para viabilizar os espaços das agroindústrias no evento.

Segundo Menegotto, o valor é oriundo do Programa Estadual de Agricultura Familiar (PEAF), ação da SEAPDR que apoia a agroindústria e agricultura familiar. “O recurso vai permitir a estruturação do espaço para as agroindústrias exporem seus produtos, contemplando os estabelecimentos que integram o programa”, explica. O PEAF tem como objetivos apoiar e fomentar a agroindústria familiar, gerando renda e qualidade de vida no campo, e agregando valor aos produtos, além de valorizar a produção agrícola das famílias.

Menegotto presenteou a secretária Silvana Covatti com uvas de mesa de Caxias do Sul, da variedade núbia. Além do secretário, participaram do encontro a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Benardete Boniatti Onsi, e a coordenadora regional da SEAPDR (Serra), Lucimar Rodrigues.

Em Caxias do Sul existem atualmente 22 agroindústrias que se enquadram no programa estadual. Em todo o Estado são 1.589 estabelecimentos. O Município de Caxias do Sul possui registro de 2.752 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, o que corresponde a aproximadamente 3,5 mil famílias na atividade.

 

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *