Vigilância Ambiental Saúde realiza ação de conscientização contra a dengue

Atividade ocorre nesta sexta (14/01), no Bairro Cruzeiro, que registra a maior concentração de focos desde o ano passado, em Caxias do Sul

 

Uma ação de conscientização no Bairro Cruzeiro, que concentra 13 dos 14 focos do mosquito transmissor da dengue encontrados neste ano, será realizada nesta sexta-feira (14/01). A atividade será coordenada pela Vigilância Ambiental em Saúde, ligada à Secretaria da Saúde (SMS), das 8h30 às 16h30. Em 2021, Caxias do Sul contabilizou 209 focos, a maior parte deles no Bairro Cruzeiro.

Agentes de combate às endemias e o mascote da campanha contra a dengue em Caxias, um mosquito similar ao Aedes aegypti, estarão em uma tenda junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro. Agentes também farão visitas pelo bairro, distribuindo material informativo e orientando a população sobre a prevenção. “Vamos realizar esta ação no Bairro Cruzeiro que segue com uma concentração de focos, sem perceber como esses criadouros estão trazendo um perigo para todo o município. Fazendo esta conscientização, vamos alcançar a prevenção”, entende Sandra Tonet, diretora técnica da Vigilância Ambiental em Saúde.

O trabalho realizado pela Vigilância tem a intenção de buscar o apoio da população para prevenir a formação de criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. É importante sempre lembrar de reforçar todos os cuidados com recipientes que possam acumular água parada, como vasos de plantas, caixas d’água destampadas e garrafas deixadas ao ar livre, entre outros. Caso encontrar algum lugar com suspeita de foco ou sem os devidos cuidados, a população pode denunciar para o Alô Caxias (telefone 156).

Distribuição dos casos por bairro em 2022

Cruzeiro: 13

Pio X: 1

Orientações para evitar a proliferação

Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos

Recolher o lixo do pátio

Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca

Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los à Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis da Codeca

Tampar caixas d’água

Colocar telas milimétricas em caixas d’águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos

Limpar as calhas

Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água

Eliminar os pratinhos das plantas

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *