Saúde adota novas medidas para garantir atendimento à população

Até o final desta terça, secretaria tinha 91 servidores afastados por infecção pelo coronavírus

 

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (11/01) novas medidas adotadas em função do aumento de casos positivos e afastamentos de servidores da pasta por covid-19 ou contato com casos positivos. As decisões foram tomadas após análise do Gabinete de Crise e do corpo técnico da SMS e apresentadas, também nesta tarde, para representantes do Conselho Municipal de Saúde (SMS), Hospitais Pompéia, Virvi Ramos, Geral, Unimed e Círculo, Câmara de Vereadores, União de Associações de Bairros e diversas entidades sindicais e patronais.

Até as 17h30 desta terça, a SMS contabilizava 91 servidores afastados, sendo a maioria de linha de frente, o que inviabiliza a manutenção completa de todos os serviços. Por isso, de quarta a sexta-feira (12 a 14/01), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Victor Cohab, Vila Oliva e Sagrada Família, além da Villa Lobos (fechada desde o meio-dia de terça-feira), permanecerão fechadas por falta de equipe para manter os atendimentos.

Os usuários da UBS São Victor Cohab devem buscar atendimento nas Unidades Cruzeiro, Bela Vista e Planalto; da UBS Vila Oliva, deverão se dirigir à UBS Fazenda Souza; da UBS Sagrada Família às UBSs Madureira, Centro de Saúde e São Vicente; e da UBS Villa Lobos às UBSs  Galópolis, São Caetano e São Leopoldo. Na sexta-feira (14/01), a SMS reavaliará o quadro de servidores para reabrir as unidades com a maior brevidade possível.

As salas de vacinas permanecem fechadas por 30 dias para as vacinas do calendário vacinal, mas a aplicação contra covid-19 e Influenza/gripe não sofre alterações. Para que a população não fique desassistida, o primeiro mutirão para recuperação das vacinas do calendário vacinal ocorrerá neste sábado (15/01). Os locais e horários ainda serão divulgados, conforme o quadro de servidores do momento.

No sábado também haverá ação para testagem de covid-19 na Praça Dante Alighieri, como ocorreu no final de semana anterior. Além disso, desde segunda-feira (10/01) a UBS Centro de Saúde é referência para testagem das 16h30 às 20h. “Fazemos um monitoramento sistemático diário dos afastamentos, redimensionamos serviços conforme prioridade e mantemos vacinas e testagens como medidas prioritárias. Também precisamos lembrar toda a população que a vacina é segura e precisamos trabalhar junto ao controle social e à imprensa para o combate às fake news. Recordar ainda as medidas de prevenção, uso de máscara, evitar aglomerações e manter ambientes arejados”, destacou Dino de Lorenzi, diretor executivo da SMS.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *