Cinco dicas para a carreira de TI em 2022

Docente Paulo A Pasqual Junior – Arquivo Pessoal

O ano de 2021 está se encerrando e todo fim de ciclo é um bom momento para refletir sobre o que foi feito e o que se pretende fazer. No âmbito profissional, especificamente, pode-se pensar sobre as metas que foram atingidas e os planos que ainda estão por vir. Seja um curso que gostaria de fazer, um novo trabalho na mesma área ou ainda pensar em começar algo totalmente diferente.

De acordo com o coordenador da área de Informática e docente do curso Técnico em Informática do Senac Caxias do Sul, Paulo A. Pasqual Júnior, quando se pensa em desafios e oportunidades no mundo do trabalho é impossível desconsiderar o que o mundo da tecnologia tem a oferecer.  “Nos últimos dois anos de pandemia, o mercado de TI cresceu significativamente e, com esse desenvolvimento, houve um incremento significativo nas oportunidades de trabalho. Sem falar nas possibilidades de trabalho bastante diferenciadas das convencionais, tais como o trabalho remoto o qual permite que as pessoas possam trabalhar em qualquer lugar do mundo”, ressalta.

Mas, afinal, você está pronto para as oportunidades e os desafios que o próximo ano apresenta? Para orientar essa reflexão, o especialista elaborou cinco dicas importantes para auxiliar você a pensar sobre isso. Confira abaixo:

Cinco dicas para a carreira de TI em 2022: 

  1. Mapeie as oportunidades em TI, listando as ofertas de vagas e os seus requisitos e escolha um campo para se aperfeiçoar;
  2. Trace um plano de curto prazo com ações, capacitações, habilidades e competências que devem ser desenvolvidas no decorrer do próximo ano;
  3. Escolha uma formação que possibilite, em curto prazo, concorrer às vagas listadas na primeira dica;
  4. Foque na aprendizagem para além da sala de aula.  Ou seja, busque o máximo de conhecimento possível e ser autodidata para poder desenvolver as habilidades e competências necessárias em curto e médio prazo;
  5. Aposte no seu perfil e na sua trajetória e não deixe de se candidatar às mais diversas vagas, buscando mostrar o seu potencial e a sua disponibilidade para aprender.

*Paulo A. Pasqual Júnior é doutorando em Educação, vinculado à linha de pesquisa de História da Educação, Mestre em Educação, licenciado em Computação e licenciado em História pela Universidade de Caxias do Sul. É coordenador dos cursos da área de Informática do Senac Caxias do Sul e Customer Success na GoMining, startup da área de IA. Tem experiência no ensino técnico e formação de professores. É autor do livro “Pensamento Computacional e Tecnologias: Reflexões sobre a educação no século XXI”. Pesquisa sobre os temas Pensamento Computacional, Formação de Professores, Ensino de Computação, História da Computação, História da Informática na Educação.

Divulgação Sabe Caxias:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *