Com 76 servidores afastados, Saúde mantém restrição em alguns serviços

Tendência é que atendimentos não urgentes fiquem mais demorados

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que o número de servidores afastados por covid-19 ou por contato com caso positivo subiu para 76 após nova atualização às 17h desta segunda-feira (10/01). Em função das equipes reduzidas, a pasta mantém alterações nos serviços.

No Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), as doações de sangue passam a ser feitas somente por agendamento para reduzir a circulação de pessoas. Para agendar, é preciso encaminhar WhatsApp para (54) 9 8418.8487 ou ligar para (54) 3290-4543 e 3290-4536. Outra alteração é no horário do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), que passa a ter atendimento ao público das 8h às 13h.

Como casos suspeitos de covid-19 não se confirmaram no Centro Especializado de Saúde (CES), todas as consultas agendadas voltam a ser realizadas normalmente a partir desta terça-feira (11/01). Também não há alterações no atendimento das farmácias Básica, Especializada e do Componente Estratégico.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os procedimentos agendados, como curativos, serão reorganizados por turnos, conforme a disponibilidade de equipe, para otimizar os serviços. Neste momento da pandemia, em que há grande número de servidores afastados e foi preciso reorganizar equipes para manter os serviços, a SMS solicita a compreensão da população, pois a espera para a realização dos atendimentos não urgentes pode ser maior.

A SMS lembra que todas as medidas de prevenção à covid-19 devem ser mantidas por todos: usar máscara corretamente, evitar aglomerações, manter ambientes arejados e higienizar as mãos. Pessoas com sintomas gripais devem fazer o teste imediatamente. Quem não tem sintomas, mas entrou em contato com caso positivo deve ir do 5º ao 10º dia após o contato. Todas as UBSs dispõem de testes, exceto a UBV Alvorada, cujo foco é na vacinação. O resultado sai em poucos minutos, mas em função das equipes reduzidas, pode haver um tempo maior de espera.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *