Executivo sanciona lei que institui políticas públicas para pessoas com Altas Habilidades

Projeto foi desenvolvido com base na proposta da vereadora Marisol Santos

A prefeita em exercício Paula Ioris sancionou nesta segunda-feira (27/12) a Lei 8.759/2021, que institui a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com altas habilidades e superdotação. O projeto tem origem em uma proposta da vereadora Marisol Santos/PSDB.

O ato foi no salão nobre da prefeitura e reuniu os secretários municipais de Educação, Governo e Segurança Pública e Proteção Social, além de vereadores e familiares de crianças identificadas com Altas Habilidades/Superdotação. Durante a assinatura, a vereadora Marisol falou sobre o que a sanção oficial representa: “Não é o fim de uma caminhada, é um recomeço, com uma base muito mais forte. Agora é uma lei e mais do que cobrar, nós queremos ajudar para que ela se transforme em realidade e para que Caxias do Sul possa se tornar referência nesse atendimento.” Marisol também agradeceu o empenho e a sensibilidade do prefeito Adiló Didomenico, da vice-prefeita Paula Ioris e da secretaria de Educação durante o processo.

A titular da Educação, Sandra Negrini, também destacou o alcance da lei. “A política é um passo a mais na inclusão de pessoas que precisam ser assistidas nas suas especificidades. Ainda temos muito a ser feito, mas precisamos destacar que a política pública é feita não só para a área da educação, mas para a cidade toda, e para pessoas de todas as idades.”

Divulgação Sabe Caxias:

Sirley Massoni, do grupo Mães que Lutam, agradeceu pela oportunidade de lutar por todas as famílias com crianças na mesma situação de invisibilidade. “Eu sou uma das mães que teve medo e vergonha de falar sobre o assunto e hoje nós estamos aqui vendo essa lei ser aprovada e podendo atender adolescentes, adultos e idosos também. É um sonho que não imaginávamos realizar tão cedo.”

Relembrando o dia em que a vereadora e as mães a visitaram para falar sobre o tema, a prefeita em exercício, Paula Ioris, aplaudiu o empenho de todos os envolvidos para transformar a ideia em uma lei em apenas um ano. “É sempre importante que alguém inicie esse movimento. Nenhuma condição na nossa vida se impõe por nada. Tudo pode se tornar uma causa se alguém abraça. Por isso, parabéns vereadora Marisol pela coragem de ter assumido essa bandeira”, destacou Paula.

 

(fotos: Samuel Rodrigues)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *