SMU e Sinduscon assinam acordo de cooperação para ampliar serviços do SMUWeb

A Secretaria de Urbanismo (SMU) assinou um novo acordo de cooperação técnica com o Sinduscon, nesta quarta-feira (22.12). O objetivo do acordo é proporcionar melhorias e avanços no sistema SMUWeb, que, desde 2013, auxilia os técnicos e servidores do Município, bem como aos responsáveis técnicos por obras civis, no gerenciamento e controle dos processos administrativos para aprovação, licenciamento, reforma e regularização de obras.

O primeiro termo de cooperação foi assinado ainda em 2012 e renovado em 2015 e 2018, este último com vigência até outubro deste ano. O novo acordo prevê a integração entre o sistema e a gestão eletrônica de documentos do Município, proporcionando o aumento na gama de serviços on-line aos responsáveis técnicos, auxiliando na desburocratização dos procedimentos e agilizando a tramitação dos processos.

Com o auxílio da ferramenta, já foi possível realizar a aprovação e regularização de mais de 9 mil projetos arquitetônicos, perfazendo, aproximadamente, 5,6 milhões de m². Só neste ano de 2021, a expectativa é chegar próximo a 1 milhão de m². Entre as novas funcionalidades, será possível, no curto prazo, realizar a aprovação e a regularização simplificada de projetos, em processo 100% eletrônico, dentro do que prevê o Código de Edificações do Município.

Já são realizados de forma on-line os processos de Informações Urbanísticas (IU) e de regularização pelo programa Caxias Legal.

Outras melhorias também serão realizadas durante a vigência do acordo, tais como expansão dos serviços à Diretoria de Fiscalização, para emissão da Carta de Habite-se e integrações com outros sistemas internos do Município.

O prazo de validade é de 24 meses, podendo ser renovado por igual período.

No ato de assinatura do termo, entre os presentes, estavam a prefeita em exercício, Paula Ioris, o secretário de Urbanismo, João Uez, e o presidente do Sinduscon, Rodrigo Postiglione.

Foto Bianca Prezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *