Os gaúchos apoiaram e a OMS revê decisão de inserir a velhice como doença

Campanha “Velhice não é Doença” contribuiu para que o órgão internacional recuasse na inclusão da velhice como CID-11

Num movimento estadual, o Sesc foi um dos apoiadores da Campanha “Velhice Não É Doença”. E a mobilização surtiu efeito, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) recuou e retirou a decisão de incluir a velhice como doença no quadro de enfermidades. A velhice passará a constar como possível fator associado à causa de uma morte e não mais como a causa definida e registrada no diagnóstico médico. A decisão foi divulgada na última semana. Liderada por entidades e representantes da sociedade civil, a campanha tinha o objetivo de pressionar a Organização Mundial da Saúde (OMS) para que revisasse a decisão de incluir a velhice na 11ª edição da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11), que entraria em vigor no dia 1º de janeiro de 2022.

Na visão do Sesc/RS, a inclusão da velhice no CID 11 seria um retrocesso no combate ao preconceito etário e dificultaria a valorização e o protagonismo do idoso. A entidade enxerga o direito de envelhecer de forma saudável e ativa como uma importante conquista social e promove ações contínuas através do programa Maturidade Ativa para integrar e valorizar as qualidades das pessoas a partir dos 50 anos. “Estamos muito felizes, é uma grande vitória da sociedade civil, da comunidade científica e das instituições que trabalham com serviços direcionados para este público. Foi uma grande mobilização para a conquista desta revisão, por meio do movimento “Velhice não é doença” e também se considerou o forte impacto do preconceito contra as pessoas idosas, que seria alimentado pela decisão da OMS”, diz a coordenadora técnica de Trabalho Social com Idosos do Sesc/RS, Michele Bittencourt Silveira.

A classificação iria na contramão de esforços feitos pela própria OMS para a valorização do idoso, já que a organização estabeleceu em sua resolução de dezembro de 2020 a “Década do Envelhecimento Saudável” (2021-2030), para promover o protagonismo, dinamismo e a importância dos mais velhos mundo afora.

Quem tiver mais de 50 anos e se interessar em fazer parte de atividades que promovam um envelhecimento saudável por meio de ações de lazer, educação, cultura, saúde e voluntariado pode entrar em contato com o grupo Maturidade Ativa Sesc na Unidade mais próxima. Informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/maturidadeativa.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *