Prefeitura anuncia medidas para ampliar vacinação e pede adesão da população

Coletiva de imprensa ocorreu na tarde desta quinta-feira

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou nesta quinta-feira (25/11) novas medidas para ampliar a população vacinada contra a covid-19 e solicitou, mais uma vez, que a população procure os postos para tomar as doses. As ações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada no Salão Nobre e conduzida pelo prefeito Adiló Didomenico, pela secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, e pela diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni. Atualmente, Caxias do Sul possui 62,89% da população com a imunização completa.

“O retorno tem sido baixo diante do grande esforço que está sendo feito. Mas vamos continuar perseverantes, não vamos desistir de lutar para conquistar os 90% com o esquema vacinal completo. Hoje não há mais espaço para dúvida, pois a vacina se mostra muito eficiente. Fazer a vacina é demonstrar um sentimento de humanidade e fraternidade com o próximo”, conclamou o prefeito.

A secretária Daniele anunciou as novas medidas: parceria com farmácias que farão a aplicação de vacinas (destacando que o imunizante seguirá sendo gratuito e fornecido pelo SUS, já que as farmácias farão apenas a aplicação); o “Vacimóvel”, uma unidade móvel da SMS que percorrerá bairros onde há baixa adesão à vacina e fará o chamamento da população com megafone e que já fará a aplicação das doses; manutenção de pontos de vacinação durante todos os dias da Feira do Livro (apenas com exceção do dia 29/11) e a comunicação com sindicatos patronais e entidades de classe para solicitar o apoio e estímulo para que funcionários e sócios procurem a vacina ou sejam liberados para procurarem as unidades de saúde.

“Se cada um levar uma pessoa para se vacinar, nós vamos conseguir bater a meta. O Poder Público está indo ao encontro das pessoas. E temos vacina para todos. As novas iniciativas, assim como todas montadas até aqui, são no sentido de levar a vacina para a população como estratégia de combate à covid-19, mas contamos com o apoio de cada um”, destacou a secretária Daniele.

Divulgação Sabe Caxias:

Conforme a estimativa da SMS, é preciso que cerca de 20 mil caxienses ainda busquem a primeira dose e, posteriormente, após o intervalo necessário, completem o esquema para que Caxias do Sul alcance os 90% necessários para que não haja a exigência do comprovante de vacina. A diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni, ponderou:

“Caxias do Sul não tem um percentual elevado de vacinação para que se dispense o uso da máscara como medida de prevenção à doença neste momento. Importante salientar também que todas as vacinas são seguras, mas desde que a primeira foi formulada surgiram novas variantes. Estamos falando de uma doença nova para a qual já temos vacina. Então é nossa obrigação informar a população sobre a importância de completar o esquema vacinal, pois percebe-se que a população tem o comportamento de não concluir os esquemas vacinais mesmo com outras vacinas do calendário, e ter a falsa sensação de estar imunizada”, considerou.

A secretária Daniele listou algumas das ações adotadas pela SMS até o momento e comentou sobre o grande esforço realizado pela equipe da SMS. A campanha em escolas, por exemplo, mobilizou cerca de 80 profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, equipe da Vigilância Epidemiológica na retaguarda e motoristas e vacinou 307 adolescentes em 19 escolas, que apresentaram autorização dos pais ou tinham mais de 15 anos (média de apenas 16 doses por escola). Outro ponto destacado pela secretária é que as ações aos finais de semana têm apresentado adesão abaixo do esperado. Daniele também agradeceu pelo empenho do Sesi e demais parceiros, que até o dia 23/11 aplicaram mais de 43 mil doses. A secretária agradeceu, ainda, pelo comprometimento das equipes da SMS, que têm atuado mesmo em finais de semana e feriados para garantir a vacinação.

Fotos: João Pedro Bressan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *