Projeto “Live dos Espedito’s” inicia em dezembro com presença de vários artistas convidados

O ano era 2018, especificamente no dia 08/08. Naquela data, os músicos, cantores e compositores Espedito de Lima Abrahão e Espedito de Lima Abrahão Júnior, respectivamente pai e filho, fizeram a primeira live. Em casa, em um pequeno escritório, sem produção, sem cenário, sem luz especial, apenas com um celular e a vontade de se comunicar com o público. Naquela época, poucos artistas utilizavam este recurso para se aproximar dos fãs e amigos. Para quem acredita em numerologia, o oito representa prosperidade, superação, renovação e regeneração e, talvez, a data de 08/08/18 tenha ressoado de forma especial, pois o que iniciou mais como uma brincadeira despretensiosa acabou se tornando um projeto cultural.

“Essa experiência teve muito engajamento nas redes sociais, até nos surpreendeu, pois eram muitos comentários, muitas curtidas, muita gente interagindo. Chegamos a atingir 20 mil visualizações e também era uma forma de valorizar nossos apoiadores dos bailes e shows”, conta Espedito Abrahão. No início de 2020, Abrahão e o filho começaram a montar um estúdio com estrutura adequada de som, vídeo, cenário e iluminação. No mesmo período, veio a pandemia e, com ela, uma avalanche de lives no Facebook e Instagram, já que os artistas estavam impossibilitados de trabalhar, distantes do público, sem shows e bailes. “No período mais complicado da pandemia, com as pessoas em casa, a música teve um poder e uma energia muito positiva. As lives ajudaram as pessoas a se manterem saudáveis emocionalmente. Do lado do artista, foi o recurso que muitos encontraram para sobreviver, inclusive alguns ainda arrecadaram donativos para doar a comunidades carentes”, recorda Abrahão. Até o final do ano passado, os Espedito’s continuaram fazendo lives. “Depois, resolvemos dar um tempo para pensar no próximo passo. Até aquele momento, desde 2018, já havíamos feito cerca de 100 lives, sempre com convidados para bater um papo e tocar música”, acrescenta Júnior. Para ele, a live é como fazer uma visita virtual aos fãs e amigos espalhados pelo Rio Grande do Sul afora. “Dessa forma, conseguimos manter a chama da amizade acesa”.

Divulgação Sabe Caxias:

 

A LIVE DOS ESPEDITO’S – O projeto “Live dos Espedito’s” tem financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Confeitaria Kidelizz. “Além de divulgar o trabalho dos artistas, o projeto também proporciona que eles tenham uma renda a mais”, diz Abrahão. Doze artistas foram selecionados e estarão, de dezembro a abril, no estúdio dos Espedito’s, em Caxias do Sul com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Espedito Abrahão & Os Campeiros, sempre a partir das 20h. A primeira live será no dia 09/12 com o cantor, compositor e acordeonista Régis Marques.

Como banda de apoio, os artistas convidados terão acompanhamento do grupo Os Campeiros que, neste 2021, completa 30 anos de trajetória e foi fundado por Espedito. O filho dele nasceu no mesmo ano de criação do conjunto. Hoje, além de estar ao lado do pai como apresentador das lives, Júnior é o guitarrista e faz a segunda voz d’Os Campeiros. “A arte nos une, nos fortalece, nos acalma, nos traz bons sentimentos. Ao contrário do que muita gente pensa e diz, o artista trabalha muito. Então, por meio do projeto, também encontramos uma forma de remunerá-los. Afinal, estar com a gente, conversando sobre cultura e mostrando sua música é tempo de dedicação, é trabalho”, enfatiza o pai. Eles já pensam em fazer uma segunda edição para contemplar outros artistas. A programação das lives terá a presença de músicos, cantores e compositores locais, regionais e nomes que já têm repercussão nacional. O repertório será composto por canções autorais do grupo Espedito Abrahão & Os Campeiros e dos convidados, com muita conversa sobre cultura, declamação de poesias e, claro, alegria.

Divulgação Sabe Caxias:

 

PROGRAMAÇÃO | LIVE DOS ESPEDITO’S

 

  • 09/12/21: Régis Marques (acordeonista, cantor, compositor)
  • 20/01/22: João Luiz Corrêa (músico, cantor, compositor)
  • 27/01/22: Tatiéli Bueno (cantora)
  • 03/02/22: Pepeu Gonçalves (músico, cantor, compositor)
  • 10/02/22: Jackson Rodrigues (acordeonista, produtor, multiinstrumentista)
  • 17/02/22: Omair Trindade (apresentador, compositor, historiador)
  • 24/02/22: Franceli Zimmer (cantora, fonoaudióloga)
  • 10/03/22: Cristiano Quevedo (cantor, compositor)
  • 17/03/22: Oscar dos Reis (acordeonista, compositor)
  • 24/03/22: Rafael Diniz (músico, cantor, compositor)
  • 07/04/22: Xiru Pereira (músico, cantor, compositor)
  • 14/04/22: Tchê Garotos (grupo pioneiro do movimento tchê music)

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Espedito de Lima Abrahão

Músico, cantor, compositor

54 3228-1763 | 98444-1763

www.espeditoeoscampeiros.com.br

Realização | Os Campeiros Produções Artísticas Ltda.

Produção cultural | Marca Produções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *