CIC Caxias inaugura exposição “Memória e Identidade – 120 Anos”

Mostra abre ao público na próxima terça-feira (16), na sede da entidade

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e o Instituto Ítalo Victor Bersani (IVB) inauguram na próxima terça-feira (16), às 17h30, a exposição “Memória e Identidade – 120 Anos da CIC Caxias”. A iniciativa cultural integra a programação das comemorações dos 120 anos da entidade, comemorados em 8 de julho.

Com pesquisa e consultoria da historiadora Vania Beatriz Merlotti Herédia, textos do jornalista Marcelo Andrighetti e ilustrações do estúdio de design Bigode Ideias, a exposição reúne 12 painéis, que contam as 12 décadas da história da CIC Caxias – e do próprio desenvolvimento da maior cidade da Serra Gaúcha – de forma lúdica e poética, com uma narrativa a partir do storytelling. “A exposição representa uma forma inovadora de preservar o passado com um olhar voltado para o futuro”, realça o presidente da entidade, Ivanir Gasparin.

Divulgação Sabe Caxias:

“A união da poesia com as artes visuais em busca de uma releitura para a construção da cidade, os desenhos dos artistas da Bigode Design, em confluência com os textos de Marcelo Andrighetti, geraram uma inovadora maneira de perceber o cotidiano do nosso município”, argumenta Caliandra Paniz Troian, diretora da Cali Gestão Cultural, responsável pela produção cultural do projeto. A iniciativa conta com financiamento do Pró-Cultura RS e patrocínio de Supermercados Andreazza.

A exposição foi idealizada pela Diretoria de Comunicação e Marketing da CIC Caxias, que reuniu um time de profissionais que entenderam a proposta e tiraram a ideia do papel. “Escolhemos uma linguagem criativa e inovadora para a exposição de 120 anos da CIC, por meio de poesias e ilustrações, com o objetivo de facilitar o entendimento e a visualização de uma história tão rica, ampliando assim o alcance da mensagem para novos públicos”, reforça o coordenador da Diretoria, Ricardo Tonet Dini.

A exposição Memória e Identidade – 120 Anos da CIC Caxias tornou-se também um espaço virtual de memória e da história do desenvolvimento de Caxias do Sul, que pode ser vista no site da CIC (www.ciccaxias.org.br). “Promover o diálogo entre a história, a memória, a inovação e a tecnologia também é um dos marcos deste projeto”, comemora Caliandra. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Sala Afucis, na Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, Bairro Jardim América, Caxias do Sul (RS).

———————————————–

Créditos das imagens: Bigode Ideias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *