Cultura / “Tanta Chuva no Céu”, de Volnei Canônica e Roger Ycaza, recebe 1° lugar na categoria Livro Infantil do Prêmio Biblioteca Nacional

Volnei Caonica Tanta Chuva creditos da foto Roger Mello

“Tanta Chuva no Céu”, de Volnei Canônica, presidente do Instituto Quindim, e Roger Ycaza, prestigiado ilustrador equatoriano, foi agraciado com o 1º lugar na categoria Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof, concedido pela Biblioteca Nacional. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (12/11). Realizado desde 1994, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional tem o objetivo de contemplar autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros, reconhecendo a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira.

 

Para Volnei, é uma honra receber o prêmio da renomada instituição. Vale lembrar que “Tanta Chuva no Céu” é seu primeiro livro publicado. O título conta sobre os desafios que uma menina precisa enfrentar para redescobrir a vida e iniciar um novo ciclo. Uma história repleta de imagens potentes que emergem emoções dos leitores de todas as idades. De modo poético, a obra retrata a infância, perda e superação. Uma narrativa sensível e tocante que contrapõe com os traços fortes e cores vibrantes de Roger Ycaza.

 

Esse não é o primeiro prêmio da obra. Em 2020, a Revista Quatro Cinco Um, veículo especializado em literatura, escolheu o livro como um dos 14 melhores lançamentos para a infância e juventude. Em março de 2021, foi anunciado como um dos 13 escolhidos para receber o Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura. A honraria é dada pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC – Rio (iiLer) e pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.

 

“Tanta Chuva no Céu” também foi premiado na categoria Ilustrations for the Works for Children and Youth (Ilustração de Livros para Crianças e Jovens), do “Image of the Book”, XIV Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros. A premiação foi realizada na Rússia. O livro foi finalista na edição 2021 do Prêmio Minuano de Literatura, também na categoria Melhor Livro Infantil e é finalista do Prêmio AGES Livro do Ano, concedido pela Associação Gaúcha de Escritores, também na categoria Melhor Livro Infantil.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *