Atleta do Cidef/UCS participa de Campeonato Brasileiro Feminino de BCR

Fran Oliveira é a única mulher da equipe caxiense e recebeu o convite para integrar o grupo da Adesul

O Centro Integrado de Pessoas com Deficiência (Cidef/UCS) vai estar representado no Campeonato Brasileiro Feminino de Basquete em Cadeira de Rodas, que ocorre em Guarapari, no Espírito Santo, entre os dias 16 e 21 de novembro. A atleta Franciele Oliveira foi convidada a integrar a equipe feminina da Adesul, de Fortaleza, e vai participar da competição nacional.

O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), que arcará com as despesas de acomodação e alimentação das atletas e comissões técnicas. Além da Adesul (CE), outras cinco equipes estão confirmadas na disputa: All Star Pará (PA), APP Valkirias (MG), Irefes Sesport (ES),  Aabane (BA) e All Star Belém (PA).

Fran é a única atleta mulher do Cidef e já se prepara para viajar às terras capixabas. No time da Adesul, há três atletas que compõem a seleção brasileira de BCR e vão disputar o Campeonato Sulamericano da modalidade, em Buenos Aires, logo após o término do Brasileiro.

Para a atleta do Cidef, atuar junto a atletas do alto rendimento, exclusivamente na modalidade feminina, é uma oportunidade única. “Tenho pouco mais de seis meses de basquete em cadeira de rodas e ser convidada para um campeonato a nível nacional é incrível. Tenho certeza que vai ser uma experiência maravilhosa, vou poder aprender muito, estou muito feliz e empolgada”.

Divulgação Sabe Caxias:

Sobre a atleta:

Natural de Santana da Boa Vista (RS), a atleta de 25 anos passou a integrar a equipe do Cidef em maio deste ano. Em 2013, quando tinha 16 anos, ela e a família sofreram um acidente de trânsito, que resultou em uma lesão na vértebra L4 da coluna, deixando-a paraplégica. Em 2020, Fran se mudou para Caxias do Sul e, desde então, se divide entre a rotina de casa, treinos e também de visitas à cidade natal.

Sobre o Cidef:

Criada em 1996, a associação caxiense tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com deficiência, além de promover a inclusão social por meio do esporte. Desde sua fundação, o Centro desenvolve ações voltadas à acessibilidade e à visibilidade do público PcD e, atualmente, trabalha exclusivamente com a prática do basquete em cadeira de rodas. O grupo realiza três treinos semanais, nas terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 18h, no Centro Poliesportivo da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A equipe conta com apoio da SIM Rede de Postos, Lojas Havan, Pettenati, UCS, CFC Juvenil, Go Bike Shop e Equipar Veículos. Além disso, recentemente, a equipe foi contemplada no Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte) para o ano de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *