Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes vai até sexta-feira (29/10)

Ação ocorre em todas Unidades Básicas de Saúde, exceto UBVs Alvorada, Centenário e Cristo Operário

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) relembra que continua até esta sexta-feira (29/10) a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), exceto as três Unidades Básicas Vacinadoras – UBVs (Alvorada, Centenário e Cristo Operário), para verificar quais vacinas que compõem o Calendário das Crianças e Adolescentes estão pendentes e providenciar as doses que faltam. Essa campanha não inclui a vacina contra a covid-19.

Desde o início da campanha, no começo do mês, as Unidades Básicas avaliaram o caderno de vacinação de 7,3 mil crianças e adolescentes, e aplicaram mais de 4,8 mil doses. Dos jovens que compareceram, 66% tinham uma ou mais doses pendentes. Destes, a maior parte foram crianças de 0 a 4 anos (57%).

A diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni, lembra os pais da importância de manter a imunização dos filhos em dia e destaca que, como o Calendário Nacional de Multivacinação passa por atualizações periódicas, procurar uma UBS é fundamental:

“A vacina foi a grande responsável por conseguirmos erradicar muitas doenças no país, principalmente a poliomielite, que desde a década de 80 não registra mais casos. É a medida mais eficaz para prevenir doenças, tanto na proteção individual quanto na coletiva. Então pedimos que os pais e mães que não foram até o serviço de saúde para levar seus filhos compareçam para verificar a caderneta. O calendário tem passado por diversas modificações, sempre com a inclusão de novas vacinas. Então por mais que não tenham vacinas atrasadas no cartão, pode ser que tenha sido inclusa uma nova e os pais não saibam. Por isso é muito importante a campanha”.

Foto: Maicon Duarte

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *