Covid-19: Secretaria da Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas na próxima semana

Iniciativa tem parceria com a Secretaria Municipal da Educação

Para ampliar a imunização de adolescentes, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia a partir da próxima semana uma campanha de vacinação contra covid-19 em escolas. Neste primeiro momento a ação ocorre na rede municipal, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED). O cronograma deve ser divulgado no início da semana.

Para montar o cronograma de instituições de ensino atendidas, a SMS leva em consideração o número de estudantes de cada uma e a localização, dando preferência àquelas que ficam longe de Unidades Básicas de Saúde e Vacinadoras (UBSs e UBVs). O objetivo é ampliar ao máximo o número de jovens imunizados: até esta sexta-feira (22/10), 59% dos adolescentes de 15 a 17 anos haviam feito a primeira dose e 24% daqueles de 12 a 14 anos.

“Essa é uma estratégia que se soma às demais montadas pela equipe da SMS, sempre em busca de alcançar públicos que ainda não fizeram a vacina. Atingir uma alta cobertura vacinal é essencial no combate à covid-19, por isso buscamos essa parceria com as escolas, buscando facilitar e aproximar a vacina da rotina das pessoas, como temos feito em tantas outras ações”, destaca a secretária municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi.

Divulgação Sabe Caxias:

 

O médico Dino de Lorenzi, diretor executivo da SMS, aponta para a importância da vacina, bem como a sua segurança e a eficácia:

“A vacinação é muito segura, visto que apenas 0,043% dos adolescentes vacinados no Brasil tiveram reações adversas. Os casos graves de covid-19 em adolescentes são menos frequentes mas há registros, e ao fazer a vacina reduz a chance disso ocorrer. Além de ajudar a diminuir a transmissão aos seus familiares idosos, adolescentes vacinados contribuem para dificultar o aparecimento de novas variantes do coronavírus, que como já vimos, podem ser mais agressivas.

Os adolescentes de 12 a 15 anos que fizerem a vacina na escola precisam apresentar uma autorização assinada pelos pais, que está disponível em tinyurl.com/covid-adolescente e também será encaminhada para as escolas participantes da ação, que farão o envio às famílias. Os jovens de 16 e 17 anos não precisam apresentar essa documentação. A vacinação será feita por uma equipe volante da SMS, dentro da própria escola.

Foto: Cristiane Barcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *