Cultura apresenta a exposição “ BEZ BATTI Dialogando com Picasso” Os trabalhos são de João Bez Batti, cuja temática remete às criações do artista inspiradas na obra de Pablo Picasso

A Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, juntamente com a Galeria Arte Quadros, lança a exposição “BEZ BATTI Dialogando com Picasso”, do artista João Bez Batti, cuja temática remete às criações do artista inspiradas na obra de Pablo Picasso. A mostra tem abertura no dia 28 de outubro, às 19h, na Galeria Municipal. Neste mesmo dia acontecerá o lançamento do livro que faz parte do projeto. O período de visitação é de 29 de outubro a 23 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 10h às 16h. A ambientação do espaço será realizada pelo Escritório de Arquitetura TFA, do arquiteto Tagir Fattori.

O projeto “Bez Batti Dialogando com Picasso”, é um evento de valor artístico cultural que tornará pública a mais nova coleção do escultor Bez Batti, inspirada em Pablo Picasso. Trata-se de um acervo de esculturas em basalto que traduz em pedra a grande admiração do escultor por Picasso, um dos mais renomados artistas do século XX.

A temática desta nova coleção reflete o continuum cultural de dois artistas: Picasso como fonte de inspiração e Bez Batti escultor que se alimenta de uma das mais influentes obras do cenário internacional. Com esta proposta, o artista não apenas presta homenagem a Picasso, mas extrai da cultura universal inspiração para criar obras em rocha basáltica que, com sua originalidade e durabilidade, se perpetuarão por muitos e muitos anos.

O livro, por sua vez, exerce papel fundamental na democratização de acesso à coleção denominada, carinhosamente, por Bez Batti, de picassianas. Terá importante função sociocultural: a de propiciar ao público o acesso ao conhecimento sobre a mais nova coleção do escultor. Reconhecido como o precursor da escultura em pedra basalto do Brasil é um dos mais importantes na atividade. Por sua vez, o livro, considerando a distribuição gratuita, enriquecerá os acervos das bibliotecas, faculdades de arte e escolas. Apresenta textos do poeta e ensaísta Armindo Trevisan, que faz uma análise construtiva das relações existentes entre as obras, o artista Picasso e o escultor Bez Batti. Como também apresenta um texto reflexivo de Jorge Adelar Finatto. As fotografias são de Valdir Ben, que acompanha Bez Batti desde o primeiro livro publicado, em 1994.

Serviço

Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.

Abertura dia 28/10.

Disponível para visitação de 29/10 a 23/11.

Visitação de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados, das 10h às 16.

Entrada Franca.

Informações: (54) 32213697
Contato:

Galeria Arte Quadros: (54) 3028.7896 ou (54) 99609-6740 com Maria Inês.

Disponível em: https://sites.google.com/view/uavdigital

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *