Trajetórias femininas são homenageadas no 17º Mérito Empreendedora

Evento realizado na CIC Caxias premiou Ângela Freire, Beatriz Tonet, Márcia Rosa e Silvana Boone

 

As homenageadas, da esquerda para a direita, Beatriz Tonet, Silvana Boone, Ângela Freire e Márcia Rosa
Crédito: Julio Soares/Objetiva

Em sua 17ª edição, o Mérito Empreendedora, promovido pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), se consolida como um dos mais importantes eventos destinados à valorização da atuação feminina na cidade. Realizado na noite desta quarta-feira (13), o encontro apresentou as trajetórias de Ângela Freire, Beatriz Tonet, Márcia Rosa e Silvana Boone, personalidades que se destacaram, respectivamente, na indústria, comércio, serviços e educação.

Em nome da presidência da CIC, a vice-presidente de Serviços, Maristela Tomasi Chiappin, destacou que esta iniciativa da entidade é uma maneira de valorizar a força e o espaço merecidamente conquistado pelas mulheres ao longo dos tempos. Segundo Maristela, o Brasil é hoje o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras. “Estamos sempre numa busca constante para valorizar o empreendedorismo feminino e ajudar a superar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres”, salientou.

Paulista de nascimento, Ângela Freire, homenageada na categoria Indústria, é cofundadora da Yang Indústria e Comércio de Lingerie de Compressão, com sede em Caxias do Sul. Sua vocação empreendedora acabou por transformar um pequeno negócio de família em uma franquia, que possui 16 lojas e mais de 150 pontos de distribuição em todo o Brasil.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Responsável pela expansão da marca em Santa Catarina, Ângela também faz parte do Conselho da Yang e está sempre em busca de inovações para o seu negócio. Ângela possui forte atuação em entidades de classe, tendo já participado da CDL Caxias e CIC Caxias. Atualmente, é presidente do Rotary Club de Balneário Camboriú e coordenadora da CDL Mulher Balneário Camboriú.

Na categoria Comércio, a homenageada foi Beatriz Tonet, coproprietária da Cantina Tonet, de Caxias do Sul. Desde muito cedo, Beatriz ajudava a família nas atividades rurais. A família Tonet está à frente da cantina, que ainda possui varejo e restaurante para atender a grandes grupos de excursões de várias regiões do País.

Márcia Rosa, homenageada na categoria Serviços, é sócia-proprietária da MJR Consultoria e teve importantes contribuições para a Festa Nacional da Uva, onde foi secretária-executiva da Comissão Comunitária no período entre 1993 a 2000 e diretora Administrativa e Financeira de 1998 a 2000. Também foi presidente do Conselho da Empresária da CIC Caxias na gestão 2014-2015.

A última homenageada da noite, na categoria Educação, foi a professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Silvana Boone, que é doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialista em Artes Visuais e licenciada em Educação Artística pela UCS.

Curadora e crítica de arte, Silvana realizou mais de 50 exposições. Ao longo de mais de 30 anos como professora, suas vivências pessoais e profissionais incluem o ano em que viveu na Itália, as oportunidades de estudo por meio de viagens nacionais e internacionais e, atualmente, a coordenação dos cursos de Artes Visuais da UCS.

Ao final do painel, que foi mediado pela relações públicas Lisete Oselame, os troféus foram entregues pelas mãos da vice-presidente de Serviços da CIC Caxias, Maristela Tomasi Chiappin, pela presidente do Conselho da Mulher da entidade, Agatha Tonietto, e pela vice-presidente do Conselho, Grasiela Tesser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *