Economia / Comércio caxiense volta a apresentar crescimento em agosto

Resultado do Termômetro de Vendas da CDL Caxias, divulgado nesta quinta-feira (14), apontou aumento de 1,81% nas vendas em relação ao mês de julho. Vagas de empregos obtiveram incremento pelo sétimo mês consecutivo e superam índice anterior à pandemia

As vendas no comércio caxiense voltaram a apresentar crescimento em agosto na comparação com o mês anterior. Os resultados foram impulsionados pelo Dia dos Pais, que ajudou para o incremento de 1,81% nas comercializações frente a julho. Outros destaques foram o crescimento no saldo de empregos pelo sétimo mês consecutivo e a redução dos índices de inadimplência de 5,29% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 0,48% em relação ao mês de julho.

Os números integram o Termômetro de Vendas e foram divulgados na tarde desta quinta-feira (14) pela CDL Caxias do Sul, em coletiva de imprensa presencial junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).

De acordo com o levantamento realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, em agosto o saldo de empregos foi de 682. O setor que mais contratou e que mais contribuiu para resultado positivo de vagas foi o de serviços, com 389 novos postos de trabalho, seguido pela indústria, com 318. Já no comércio foram 49 empregos.

“Neste mês de agosto rompemos a barreira das 155.044 vagas de fevereiro de 2020, e com isso superamos a marca de empregos pré-pandemia. É um bom indicativo de uma consolidação da retomada da economia, nos mais diversos setores. Mesmo que a sombra da pandemia ainda paire sobre nós, a redução nos números de contaminações, de óbitos e de ocupação de leitos, atrelados a ampliação da vacinação, nos deixam mais confiantes no futuro”, garante o assessor de economia e estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness.

O gerente Administrativo Financeiro da entidade, Carlos Alberto Cervieri, afirma que a maior estabilidade quanto ao funcionamento dos setores econômicos permite que se vislumbre um cenário ainda mais promissor até o final do ano.

“O Dia dos Pais já apresentou um desempenho muito melhor em relação ao ano passado, com um crescimento nas venda de cerca de 20%. Nesta semana tivemos o Dia das Crianças, que também trouxe um fluxo importante e ainda teremos outras datas que costumam movimentar o comércio local. Um dos objetivos da CDL Caxias é fazer com que se reduza o número de inadimplentes e que essas pessoas possam retornar ao mercado consumidor. Por isso estamos promovendo a quarta edição do Feirão Limpa Nome para que as pessoas possam utilizar o FTGS, 13º salário e outros benefícios para quitarem suas dívidas com desconto e com ótimas condições”, relata o dirigente.

Divulgação Sabe Caxias:

Desempenhos distintos

Em relação ao desempenho dos setores do varejo caxiense, o ramo duro voltou a apresentar crescimento com índice de 2,77% em agosto em relação ao mês anterior. Destaque para os segmentos de Implementos Agrícolas (7,13%), Automóveis, Caminhões e Autopeças novos (5,74%) e Material de Construção (0,14%). Já os resultados negativos ficaram para as Óticas, Joalherias e Relojoarias (-1,21%), Informática e Telefonia (-6,24%), Eletrodomésticos, Móveis e Bazar (-8,82%) e Materiais Elétricos (-9,53%).

O ramo mole em geral voltou a apresentar números negativos, com -1,98% em relação ao mês de julho. O desempenho ficou positivo para os segmentos de Produtos Químicos (9,59%), Vestuário, Calçados e Tecidos (2,90%) e Livraria, Papelaria e Brinquedos (1,09%). O resultado negativo foi registrado na categoria Farmácias, com queda 17,55%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *