Negocios / Sete anos de pães, pioneirismo e saúde Consolidada, a Pane & Salute Padaria Artesanal planeja expansão

Consolidada, a Pane & Salute Padaria Artesanal planeja expansão

Rodrigo Gomes – foto Rafael Sarto

O carioca Rodrigo Gomes morou algum tempo na Itália e, ao retornar ao Brasil, resolveu se estabelecer na Serra gaúcha, em busca de um ambiente mais semelhante àquele que tinha encontrado no país europeu. Atuava como gerente em uma indústria de Caxias do Sul, mas, como sempre havia sido apaixonado por gastronomia, resolveu partir para o empreendedorismo nessa área. Após prospectar o mercado, decidiu introduzir na região um pão tão saboroso quanto os que havia degustado em terras italianas, produzido artesanalmente e com fermentação natural. Nascia assim a Pane & Salute Padaria Artesanal, que acaba de completar sete anos consolidada e com planos de expansão.

            Se nos primórdios era preciso explicar a cada cliente a diferença dos pães que produzia – sem nada de açúcar, sem gordura e ainda com a acidez do fermento natural – em relação aos pães costumeiramente consumidos no Brasil, agora Rodrigo nota uma evolução do paladar da clientela, que aderiu aos produtos da casa.

            – Quando comecei, a panificação artesanal era uma promessa. Agora, é uma tendência, pois quando o cliente experimenta, não quer voltar para o que consumia antes – avalia o padeiro, como prefere ser chamado.

            Ele compara o crescimento da preferência pela alimentação natural ao consumo crescente de cervejas artesanais, e dá uma explicação: os consumidores estão cada vez mais exigentes, querem produtos de melhor qualidade e mais saudáveis. Isso se coaduna com o lema expresso no próprio nome da padaria, que pode ser traduzido por “pão e saúde”.

            A carta de produtos da Pane & Salute inclui cerca de 400 itens, tendo como carro-chefe os pães e os croissants. Somente de pães são mais de 20 tipos diferentes, todos preparados com farinha importada da França, fermentação natural e pelo menos 24 horas de maturação da massa. Todo mês, são consumidas em média sete toneladas de farinha, resultando em 15 toneladas de pães. A preferência pela farinha de terroir francês, explica Rodrigo, tem a ver com o fato de que ela não passa por nenhuma correção com produtos químicos.

            Os croissants, por sua vez, levam manteiga em vez de gordura hidrogenada, o que ajuda a garantir um sabor que o aproxima dos famosos croissants franceses. Não é à toa: quando decidiu ingressar na área da alimentação natural, Rodrigo estudou muito para se aperfeiçoar, incluindo um curso de panificação na França.

Atualmente, a Pane & Salute conta com três padarias em Caxias do Sul, nos bairros Lourdes, Exposição e Santa Catarina. Outra unidade está em construção, no bairro Vinhedos, com previsão de ser inaugurada nos próximos meses. Os planos de expansão não param aí, pois o padeiro/empreendedor vem sendo sondado para investimentos na Região das Hortênsias, onde seus pães, croissants, pizzas, pastinhas e outros produtos já marcam presença em padarias e hotéis. A Pane & Salute também atende a empresas da Região dos Vinhedos.

São a qualidade e o sabor dos pães naturais conquistando cada vez mais adeptos.

Informações:

Pane & Salute Padaria Artesanal

Onde:

  • Avenida Júlio de Castilhos, 976 – bairro Lourdes – Caxias do Sul – Fone: (54) 3066.7172
  • Rua Dom José Barea, 2.154 – bairro Exposição – Caxias do Sul – Fone: (54) 3014.0501
  • Rua Jacob Luchesi, 2.281 – bairro Santa Catarina – Caxias do Sul – Fone: (54) 3215.1994

 

No Instagram: @paneesalute

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *