Política / Comissão de Direitos Humanos debate a Inclusão de Crianças e Adolescentes com Deficiência

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) reuniu-se virtualmente nesta sexta-feira (01/10)  para tratar de demandas relacionadas ao acompanhamento das crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais nas escolas, assim como os desafios no ensino de estudantes imigrantes no município.

O tema foi proposto pela vereadora Rose Frigeri (PT), que destaca: “A educação especial, seja ela de crianças e adolescentes portadores de deficiências ou imigrantes,  traduz uma política pública de inclusão dentro dos direitos humanos. Há leis existentes sobre, mas que não estão sendo cumpridas  no município de Caxias do Sul. A intenção de trazer essa demanda é que estas leis sejam cumpridas e que crianças e adolescentes possam se sentir realmente incluídas dentro do convívio escolar e da sociedade. Essa é uma responsabilidade do poder público municipal”.

Esteve presente a assistente social do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) Geraldine Ruffato, que ressaltou as ações desenvolvidas pela entidade e a importância do trabalho integrado com o poder público para o atendimento às famílias imigrantes. A reunião também contou com a participação das representantes de familiares que lutam pelo cumprimento da Lei Básica de Inclusão (LBI) Viviane Moraes e Sabrina Bossle, que puderam expor as dificuldades das crianças e adolescentes deficientes na rede pública municipal de educação, sobretudo a falta de efetivo e qualificação das monitorias.

Em vista disso, a CDHC se propõe a avançar no debate destas duas pautas através do diálogo com o conjunto de vereadores, com o governo municipal e a comunidade, em busca do atendimento a estas demandas.

Além da vereadora Rose, que substitui temporariamente a colega de partido e presidente da CDHC Estela Balardin em licença saúde, compõem a Comissão, a vereadora Denise Pessôa/PT e os vereadores Clovis Xuxa/PTB, Elisandro Fiuza/Republicanos e Renato Oliveira/PCdoB.

Foto: Assessoria da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *