Tecnologia em expansão: parceria oportuniza 3 mil vagas para a realização de cursos gratuitos

Programa 3 Mil Talentos TI é uma ação desenvolvida entre Tecnosinos, Prefeitura de
São Leopoldo e Senac  
O futuro das cidades passa pelo desenvolvimento inovador e pela formação de profissionais no setor de tecnologia. Em São Leopoldo não é diferente. Considerando uma taxa de crescimento médio histórico de 20% ao ano, estima-se que haverá uma demanda latente para o preenchimento de 6 mil novos postos de trabalho no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos nos próximos 3,5 anos. Os dados comprovam o aquecimento do setor, que com a pandemia, teve um crescimento acelerado. Um estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) mostra que, até 2024, a demanda por profissionais de tecnologia será de 70 mil vagas por ano, enquanto o número de formados chegará a 46 mil. Conectada com esse desafio a Prefeitura de São Leopoldo lançará na próxima quarta-feira, (29/09), às 10h, o Programa Inova São Léo, com ações na área de inovação, que contará como primeira iniciativa o lançamento, em parceria com o Senac e Tecnosinos, do Programa 3 Mil Talentos TI.

Para o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o projeto é parte de uma estratégia mais ampla, que articula a inovação tecnológica com a inclusão social e o desenvolvimento da cidade.  ”Investiremos nos próximos três anos, mais de R$ 2 milhões na formação destes 3 mil talentos na área de tecnologia. Pensamos o desenvolvimento tecnológico como ferramenta de transformação do futuro de nossos jovens e da nossa cidade como um todo.  O objetivo do “Inova São Léo” é justamente congregar um conjunto de ações e programas que tenham essa centralidade da inovação, do desenvolvimento tecnológico e da inclusão, pensando a cidade para o Bicentenário em 2024″, destacou Vanazzi.

De acordo com a diretora de Inovação da Unisinos e Ceo do Tecnosinos, Susana Kakuta, estima-se que a uma taxa de crescimento médio histórico de 20% ao ano, haverá uma demanda latente para o preenchimento de 6 mil novos postos de trabalho no Parque até 2024. “O Programa 3 Mil Talentos TI vai ajudar a ampliar a capacidade de geração de emprego, arrecadação e renda do município. Vai tornar ainda mais consistente a meta de transformar São Leopoldo em referência como Cidade Tecnológica”, destaca Susana.

O diretor regional de Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, destaca a expertise da instituição na educação profissional e a importância de parcerias como esta para formar novos talentos, inserir o jovem no mercado de trabalho, gerando riqueza e crescimento para a região. “Essa união de esforços se faz muito necessária em um panorama onde há escassez de recursos humanos. Aqui, reunimos as expertises de cada parte envolvida para oportunizar, de forma gratuita, capacitação de qualidade, em um ambiente inovador e ao alcance de todos. O modelo proposto permite que tanto aquele jovem que ainda não tem conhecimento algum possa iniciar a sua jornada de conhecimento, assim como aquele profissional que deseja se aperfeiçoar em uma área mais avançada. Vamos entregar ao mercado de trabalho profissionais preparados, que muito contribuirão para o desenvolvimento local”, acredita o dirigente.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO   
O Programa 3 Mil Talentos TI consiste na oferta de cursos gratuitos em Tecnologia da Informação para pessoas entre 15 e 39 anos. No total, serão 12 qualificações, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. Com o objetivo de atuar na capacitação de jovens e adultos, a iniciativa busca habilitar os estudantes para o ingresso imediato no mercado de trabalho, atendendo também as demandas das empresas de TI do Tecnosinos.

No escopo do 3 Mil Talentos TI, foi estruturado um modelo pedagógico baseado na construção de trilhas de aprendizagem para formação de talentos nos mais diversos níveis de aprofundamento. Ou seja, o estudante pode começar como jovem aprendiz, passando pelo técnico de sistemas e linguagens de programação, até cursos que trabalham conceitos e aplicabilidade de tecnologias avançadas com Inteligência Artificial – IA e Internet das Coisas – IOT, realizando diferentes qualificações.

De acordo com estudos periódicos realizados pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, “a não-solução da escassez de recursos humanos na área levará a uma perda de receita na ordem de R$ 139,3 bilhões no Brasil até 2026”. Este problema se não for resolvido irá se agravar, causando perdas significativas para o setor.

Nesta fase inicial do projeto, serão disponibilizadas 540 vagas distribuídas em 27 turmas. As aulas começam no dia 3 de novembro e as inscrições podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/talentosti entre os dias 29 de setembro e 22 de outubro. Mais informações e critérios de seleção podem ser obtidos no mesmo site ou pelo telefone (51) 3590-3060.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *