Política / Câmara aprova homenagem que denomina rua “Tenor Anselmo Mattana”

Projeto de lei é de autoria da vereadora Marisol Santos

Os vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovaram na terça-feira (21/09) o PL 112/2021, que denomina uma via pública do Loteamento Vista Alegre, no bairro Forqueta, como Rua Tenor Anselmo Mattana. O projeto de lei é de autoria da vereadora Marisol Santos/PSDB.

Último filho de uma família com 12 irmãos, Anselmo Albino Savaris Mattana nasceu no dia 16 de maio de 1925 e faleceu em 7 de dezembro de 2020, aos 95 anos. Foi metalúrgico e ingressou aos 14 anos na Eberle, onde permaneceu por quase 40 anos.

Na área da música, Anselmo estudou na Escola de Belas Artes em Porto Alegre, tornando-se tenor lírico em 1962. Fez parte do coral da Catedral de Orquestra Sinfônica de Caxias e do coral do Recreio Guarany, onde cantou por muitos anos, além de ter sido fundador e tenor da típica Amigos do Tango, em 1970. Em paralelo à vida de tenor, trabalhava com seguros, como corretor e inspetor.

“Como vereadora, é bom poder estar aqui para também ter a oportunidade de prestar homenagens a pessoas que admiramos e fizeram história no nosso município”, disse a vereadora Marisol, destacando a contribuição e a trajetória do homenageado à área da arte e da cultura.

Durante a apresentação do projeto no plenário, a vereadora exibiu um vídeo do tenor cantando para sua esposa, Elsa Crosa Mattana, com quem foi casado por quase 60 anos. Marisol também citou a família de Anselmo, estendendo a homenagem aos quatro filhos, Sérgio Roberto, Silvia, Eliana e Marília, aos 7 netos e 1 bisneta.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e será, agora, encaminhado para a sanção do prefeito Adiló Didomenico, o que deve acontecer nos próximos dias.

(Foto: Samuel Rodrigues)

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *