Cultura / Exposição apresenta a história de um Semeador de Ideias

A exposição José Zugno – Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola será lançada na Primavera dos Museus, no dia 21 de setembro, no Instituto Hércules Galló, em Galópolis 

A exposição itinerante sobre a vida e obra do agrônomo, naturalista, ambientalista, pesquisador, professor e escritor José Zugno será apresentada no Instituto Hércules Galló, em Galópolis durante a Primavera dos Museus, de 21 a 26 de setembro.

 

As iniciativas de José Zugno foram divisor de águas na diversificação de culturas e na qualificação técnica dos agricultores para a produção de alimentos, impulsionando o desenvolvimento agrícola no município de Caxias do Sul.

Esse processo vivido no meio rural, bem como outras ações na área urbana, é contado na exposição José Zugno – Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola através de painéis temáticos ricamente ilustrados por textos e imagens exclusivas coletadas ao longo de 60 anos, pertencentes ao seu vasto acervo pessoal.

Na mostra em Galópolis, é possível acompanhar algumas das cartas de agricultores locais pedindo aconselhamentos técnicos ao agrônomo, através da coluna Vida Agrícola, que pode ser considerada o “Google” da época para o meio rural.

A Exposição José Zugno – Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) e apoio cultural das Empresas Randon S.A., Instituto Elisabetha Randon, Racon Consócios, Pátio da Estação. Também são parceiros deste projeto Mebrafe Soluções em Refrigeração Industrial e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste – AEANE.

A exposição itinerante tinha seu lançamento previsto para o início desse ano, mas foi adiada em função da pandemia.  A mostra é um desdobramento daquela realizada no Museu dos Capuchinhos, em 2019-20, enriquecida por elementos da história local de bairros e distritos. O trabalho é resultado de mais de dez anos de resgate, organização e catalogação do acervo de José Zugno realizados por seu filho Ricardo Zugno.

SOBRE JOSÉ ZUGNO

As iniciativas e ações do agrônomo e naturalista José Zugno (17/02/1924 – 09/02/2008) deixaram um imenso legado para a cidade de Caxias do Sul, tanto no meio rural como urbano.  Mais do que fomentar uma agricultura técnica, José Zugno fomentou uma nova cultura de valorização da atividade do agricultor e do meio rural.

Os resultados positivos desta iniciativa marcaram o início da diversificação de culturas e da qualificação técnica dos agricultores na produção de alimentos no município de Caxias do Sul.

Para os agricultores representou melhoria na qualidade de vida e valorização de sua atividade.

Para os agrônomos tornou-se terra fértil ao propósito da profissão de produzir alimentos.

Para a população urbana significou o acesso a alimentos mais diversificados e mais baratos.

Sob seu comando, o Município implementava em 1949 uma Diretoria de Fomento e Assistência Rural (DFAR), que viria a introduzir no meio rural  variedades mais produtivas de cultivos, diversificação de produtos agrícolas, inseminação artificial do gado, serviço de tratores, entre tantas outras iniciativas. Para se ter uma ideia desse pioneirismo, a própria Emater  (órgão estadual para assistência agrícola) só viria a ser criada seis anos depois (1955).

O exemplo de Caxias do Sul seria mais tarde modelo copiado por outras cidades, sendo esta iniciativa uma antecessora das atuais secretarias de agricultura municipais, hoje presentes em praticamente todos os municípios brasileiros.

O trabalho de José Zugno era considerado de tal excelência que lhe garantiu preferência para estar à frente da DFAR/Secretaria de Agricultura durante 26 anos, sob nove administrações  públicas dos mais variados partidos políticos.

No meio urbano é responsável pela criação das  feiras do agricultor, que permanecem ativas e multiplicadas, pelo incremento de ambientes como praças, parques e jardins e pela farta arborização urbana que legou ao município um patrimônio arborístico diversificado, com espécies  (nome popular) como jacarandás, estremosas, ligustros, ipês, entre tantas outras.  O Horto Municipal de Caxias do Sul leva seu nome, em homenagem ao seu trabalho

 

Vida Agrícola – José Zugno foi incansável na disseminação dos conhecimentos que dispunha e na busca de novas fontes de pesquisa. Diante de uma era Google ainda inimaginável, ele coletou e conservou um vasto acervo de informações e materiais sobre tudo o que se relacionasse à natureza.  Através da sua coluna Vida Agrícola, que ele manteve semanalmente  para o jornal Correio Riograndense por mais de 50 anos, colaborou significativamente para o desenvolvimento do meio rural em todo o território nacional, onde chegava o periódico.

Divulgação Sabe Caxias:

 

SOBRE O INSTITUTO HÉRCULES GALLÓ

Com sede em Galópolis, bairro de Caxias do Sul (RS), o Instituto Hércules Galló se propõe a ser agente gerador de projetos culturais e educacionais e ser pensante nas questões de preservação e atrações para Galópolis.

A ideia é interagir com a comunidade, apoiando movimentos no mundo das artes, acolhendo exposições, encontros, mostras e palestras. Além disso, o IHG quer chamar atenção para outras edificações existentes em Galópolis que mereçam atenção enquanto Patrimônio Histórico Local.

O instituto também quer motivar a comunidade do bairro e de Caxias do Sul a encontrar caminhos para atrair turismo cultural e de lazer. Estabelecer vínculos com outros institutos e organizações que tenham os mesmos intuitos, em âmbito regional, nacional ou internacional, é outra meta importante do IHG

PRIMAVERA DE MUSEUS

O evento em âmbito nacional acontece de 20 a 26 de setembro de 2021 e terá como tema Museus: perdas e recomeços, com a proposta de fomentar a reflexão sobre tudo que o mundo tem passado nos últimos tempos e sobre a importância de buscar novos recomeços.

Essa é a 15ª edição da Primavera dos Museus realizada com o objetivo de mobilizar os museus brasileiros a desenvolver atividades especiais, como exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas em torno de um mesmo tema.

Crédito das imagens: Acervo pessoal José Zugno /Divulgação.

Exposição: José Zugno – UM SEMEADOR DE IDEIAS A SERVIÇO DA VIDA AGRÍCOLA

Primavera dos Museus – Instituto Hércules Galló – Galópolis

Data: 21 a 26 de Setembro de 2021

Horários – das 13h30min às 17h30min, de terça-feira à sábado.

Financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) e apoio cultural das Empresas Randon S.A., Instituto Elisabetha Randon, Racon Consócios, Pátio da Estação. Também são parceiros deste projeto Mebrafe Soluções em Refrigeração Industrial e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste – AEANE.

Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *